Alunos de escola do Alto Sertão Sergipano são premiados no Projeto Desafio Criativo da Escola

Sergipe

15.12.2020

O Colégio Estadual Dom Juvêncio de Britto, escola que oferta o ensino médio em tempo integral, em Canindé de São Francisco, destacou-se mais uma vez em um evento estudantil. Ao todo, 11 alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Médio foram premiados no Projeto Desafio Criativo da Escola, uma iniciativa que faz parte do Design for Change, movimento global que surgiu na Índia e está presente em 65 países, inspirando mais de 2,2 milhões de crianças e jovens ao redor do mundo.

A premiação ocorreu no dia 10 de novembro, no canal do YouTube do Criativos. As equipes selecionadas ganharam R$ 2 mil para colocar em prática suas ações transformadoras, e seus integrantes se tornarem embaixadores do Criativos da Escola.

O projeto inscrito pelo Colégio Estadual Dom Juvêncio de Britto foi o “Beijei! E agora?! Caminhos para o empoderamento feminino”, premiado na categoria Qualidade de Vida. Ele foi desenvolvido sob a orientação dos professores Alex Alves, Lark Soany, Cláudio Luiz, e contou ainda com a parceria da professora Marisa Nobre. “Buscando contribuir significativamente para a prevenção de graves problemas de saúde pública, objetivamos uma orientação sexual, além de abrir espaço para discussões sobre temas tabus, mitos e preconceitos, como sexualidade, prevenção contra ISTs, gravidez indesejável, relacionamentos desarmoniosos, igualdade de gênero e empoderamento feminino”, explicou a professora Lark Soany.

A professora destaca, ainda que, a partir de uma abordagem técnica, científica, biológica, psicoafetiva e sociocultural, o projeto está sendo apresentado em eventos online. Esta ação acontecerá até agosto de 2021 e também será realizada presencialmente, em escolas do Alto Sertão sergipano.

Para o aluno Welder Lima dos Santos, do 3° ano, a experiência foi extremamente gratificante. “Participar desse projeto desde 2018 foi um prazer incrível, pois trata de temas relevantes, como relacionamento abusivo, aborto, gravidez na adolescência e empoderamento feminino. São assuntos sobre os quais, muitas vezes, não é falado por um certo preconceito. E com esse novo formato de levar o projeto para fora dos muros do colégio, me sinto grato em saber que estamos ajudando ainda mais os jovens adolescentes a saberem lidar com tais situações. Ganhar o prêmio foi algo bastante importante e motivo de felicidade, por ver nosso trabalho reconhecido ainda mais”, disse.

Eduarda Lemos do Nascimento, do 2º ano, também compartilhou sua opinião. “O fato de termos sido premiados é importante porque vai nos ajudar bastante quando formos fazer a parte presencial, no sentido de adquirir materiais e equipamentos. Toda vez que o projeto ganha um prêmio, sinto que estamos indo para a direção certa. É algo que dá muito trabalho para ser feito. E quando somos reconhecidos, é uma sensação maravilhosa de vitória”, declarou.

Já a aluna Agda Maria Pereira dos Santos, do 1º ano, também se sentiu bastante feliz com a premiação. “Sinto muito orgulho dos professores que se dedicaram, dos alunos, da escola que nos deu e nos dá todo o apoio. Esse projeto visa à discussão sobre temas considerados tabus pela sociedade. Nós o levamos para fora das nossas fronteiras e esperamos muitos frutos. E fomos surpreendidos pelas premiações, o que mostra que, com muito esforço de todos do grupo, podemos ir além de qualquer obstáculo”, afirmou.

Desafio Criativos da Escola

O Desafio Criativos da escola encoraja crianças e jovens a transformarem suas realidades, reconhecendo-se como protagonistas de suas próprias histórias de mudança. O protagonismo, a empatia, a criatividade e o trabalho em equipe são os pilares centrais desse projeto que busca envolver e estimular educandos e educadores de diferentes áreas no engajamento e na atuação em suas comunidades.

Neste ano, o Prêmio selecionou 50 planos de ação criados por grupos de estudantes com o objetivo de transformar suas realidades. São planos de ação que têm o objetivo de criar ou aperfeiçoar a resolução de problemas a serem escolhidos pelos estudantes com o apoio dos seus professores.