Alunos de escola da Serra visitam local de gravação do filme ‘Queimado, a luta pela liberdade’

Espirito Santo

13.12.2021

Alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Antônio Engracio da Silva, localizada no município da Serra, tiveram uma aula de campo, no distrito de Queimado, para aprender sobre a história do Espírito Santo e o movimento de resistência do povo negro.

A visita foi uma premiação aos estudantes vencedores do projeto Concurso de Redação e Desenhos, que participaram de um bate-papo com Rogério Morais, diretor do filme “Queimado, a luta pela liberdade”, bem como com o historiador Clério José Borges. A iniciativa também teve o objetivo de homenagear uma das participantes do filme, que compõe o quadro docente da escola, a professora de Geografia Rose Souza.

A aula de campo, possibilitou aos estudantes a visita ao local das gravações do filme, o acesso e direito de fazer uma trilha e admirar a beleza de Queimado, relacionando esses conhecimentos aos conteúdos aprendidos. Abordada no decorrer de todo ano, a temática étnico-racial foi enfatizada e aprofundada no mês de novembro, para que os estudantes compreendessem melhor o sentido da Semana da Consciência Negra. A aula de campo encerrou o projeto, possibilitando aos alunos a percepção de que a luta do povo negro pela liberdade sempre ocorreu e que, atualmente, é uma luta de todos.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata