Alunos de Duque de Caxias participam de oficinas esportivas, culturais e ambientais

Secretaria de Educação do Rio de Janeiro

31.10.2019

Alunos do Ensino Fundamental do Ciep 229 – Cândido Portinari, em Saracuruna, Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, participam de oficinas esportivas, culturais e ambientais. Uma das iniciativas foi a construção de uma horta. A proposta faz parte do projeto Centro de Esporte e Educação, uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação (Seeduc), Sistema Firjan, Sesi e Petrobras.

As atividades são organizadas em oficinas, que acontecem de segunda a quinta-feira, no contraturno. Entre as propostas realizadas estão a construção de canteiros sustentáveis com pneus e garrafas pet; preparo do terreno para o plantio de hortaliças; reaproveitamento de cascas de frutas para adubação do solo. A iniciativa sensibilizou os alunos sobre a reutilização e reaproveitamento de materiais e trabalhou a criatividade, o engajamento e responsabilidade com o meio ambiente.

Nas práticas esportivas, as oficinas envolvem jogos educativos de movimento; exercícios de respiração, lógica e concentração; trabalho em equipe; honestidade, cumplicidade e conceitos de boas atitudes no esporte.

As atividades artísticas contam com pinturas, desenhos e releituras de obras artísticas; dinâmicas de grupo; interpretação de textos, prosas e poemas; exercícios de interpretações teatrais e oratória.

Por meio da parceria, também são realizados debates, dinâmicas e rodas de conversa com a comunidade escolar, em que são tratados temas que envolvem crianças e adolescentes.

Segundo o diretor do Ciep 229, Luciano Luiz dos Santos, as atividades são acompanhadas de perto pelos professores e têm garantido bons resultados nos estudos dos estudantes. 

De acordo com ele, as aulas são lúdicas e dinâmicas e colaboram para um bom relacionamento entre os alunos e o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem.– Essas boas práticas enriquecem o aprendizado pedagógico e permitem que os estudantes se aprofundem em diversas questões, como a preservação do meio ambiente e sustentabilidade – disse o secretário de Estado de Educação do Rio de Janeiro, Pedro Fernandes.