Alunos de cursos técnicos participam de atividades sobre empreendedorismo

Espirito Santo

23.11.2021

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Clóvis Borges Miguel, localizada na Serra, desenvolveu um projeto de plano de negócios, culminando com uma Feira de Negócios. O conteúdo programático para os estudantes da 3ª série do Ensino Médio, dos cursos técnicos em Administração e Marketing, foi repassado por meio do uso da metodologia ativa na modalidade de projeto, desenvolvido de forma interdisciplinar.

Na atividade, os professores de cada disciplina (Projeto Empreendedor; Produção e Qualidade; Métodos e Técnicas Administrativas; Gestão Pública; Técnica de Vendas e Gestão de Meio Ambiente) trabalharam os temas pertinentes à aula, atrelando-os ao tema central do projeto.

O projeto teve início com a estruturação do plano de negócios, a partir de uma planilha que foi disponibilizada no Google Drive. Os alunos tiveram que definir em grupo o tipo de produto que empreenderiam, criando uma logomarca alinhada à visão, missão e aos valores do negócio. Para isso, foram utilizadas as ferramentas Benchmarking, Swot e 4P, entre outros itens necessários ao bom desenvolvimento de um negócio empreendedor.

A culminância da atividade contou com a apresentação do produto desenvolvido pelos alunos em uma Feira de Negócios, com visitação das turmas para compra dos produtos. Após a Feira, os estudantes preencheram uma tabela informando o valor da despesa e o lucro obtido, para estudo, análise e gerenciamento de todo o processo.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon / Soraia Camata