Alunos de Baixo Guandu aprendem Ciências e Arte com projeto “A Cor da Terra”

Secretaria de Estado da Educação do ES

16.07.2019

Para que os estudantes aprendessem sobre os temas solo, meio ambiente e arte, a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Dr. Jones dos Santos Neves, de Baixo Guandu, desenvolveu o projeto chamado “A Cor da Terra”. Na ação, os alunos foram levados à vários lugares do município para fazer a coleta do solo e analisar as peculiaridades de cada um.

Segundo um dos professores envolvidos no projeto, Tiago Tápias, as amostras de solo serviram de material de observação e também produção de um composto a ser utilizado como tinta pela disciplina de Arte para pintura de grafismos na parte interna do muro da escola.

Durante as aulas os alunos puderam perceber as características dos diferentes tipos de solo; observar, reconhecer e categorizar amostras de solo com base em suas semelhanças e diferenças e identificar a importância da manutenção das características físicas do solo para um ambiente equilibrado e sustentável.

Entre os componentes curriculares envolvidos no projeto estavam: Geografia, sobre a origem dos solos, conservação dos solos, rochas e minerais; Arte, sobre arte rupreste, grafismos indígenas e Ciências, com temas sobre meio ambiente, terra e universo.