Alunos de Alegre discutem atualidades sobre projeto interdisciplinar

Secretaria de Estado da Educação do ES

10.06.2019

Por meio do projeto “Café Iluminista”, desenvolvido na Escola José Corrente, em Alegre, os professores trabalharam com os alunos a oralidade e a argumentação sobre temas atuais com base em ideias de pensadores iluministas como Voltaire, Montesquieu, Rousseau e Jonh Locke.

A ação foi organizada pelo professor de História, Ronilson Oliveira Paulino, que contou com a participação das professoras Joelma Bello, de Língua Portuguesa, e Rosilene Vimercati, de Matemática. “A atividade teve como propósito fixar o conteúdo dos alunos sobre o ‘Iluminismo’, fazendo uma ligação do conteúdo com a realidade na qual estão inseridos, tendo sempre como eixo central o uso da ‘razão’ e do ‘diálogo na tomada de decisões", contou Ronilson de Oliveira Paulino.

Participaram do projeto os estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental, em atividades como roda de conversa, momento de meditação e confraternização. “Foi possível trabalhar a interdisciplinaridade entre os professores de História, Matemática e Língua Portuguesa. A professora de Português utilizou a atividade para trabalhar textos argumentativos junto a sua disciplina. Já a professora de Matemática trabalhou a receita dos alimentos que os alunos trouxeram para a confraternização em forma de fração e números decimais”, relatou o professor organizador da atividade.

A aluna Ritsa de Lourdes Carcabrine elogiou a ação do professor. “Podemos parar e refletir como está a nossa sociedade e o que podemos e devemos fazer para contribuir para um mundo melhor, exercendo nosso papel como cidadãos ativos e conscientes. O professor Ronilson e a professora Joelma nos levaram a refletir sobre muitos assuntos através do diálogo e da argumentação. Para finalizar, tivemos um café compartilhado”, disse Ritsa.

A aluna Vany Sara dos Santos Paiva gostou da aula pela possibilidade de compartilhar as ideias. “Percebi uma grande concentração e participação de todos alunos. Também foi importante a parte de meditação mediada pela professora Joelma. Nos conectamos com o nosso consciente, refletimos sobre a nossa vida. Só tenho a agradecer pela ótima aula que tivemos e pela iniciativa do professor de História em nos proporcionar esse momento”, detalhou.

Texto: Soraia Camata