Sergipe
13.07.2023Desconstruir informações falsas para construir uma sociedade mais responsável e cidadã. Foi com esse intuito que alunos e professores do Centro de Excelência Atheneu Sergipense reuniram-se na manhã da segunda-feira, 10, com a comunidade escolar do Colégio Estadual Ministro Petrônio Portela, em Aracaju, para realizar uma troca de experiências sobre educação midiática e apresentar o projeto ‘Observatório Internacional da Notícia’.
De acordo com a professora de Língua Portuguesa do Petrônio Portela, Jaci dos Santos, o evento integra uma das ações previstas no projeto de pesquisa do Laboratório de Línguas e Aprendizagem, cujo tema norteador é ‘Descontruindo Fake News’. “Trata-se de um projeto de iniciação científica na escola, desenvolvido de forma interdisciplinar com professores de diversas áreas, cujo objetivo é discutir com a comunidade escolar conceitos atuais sobre pós-verdade e negacionismo científico a partir da leitura e compreensão do gênero textual Notícia”, explica.
O professor de Língua Portuguesa do Atheneu, Ronney Marcos Santos, afirma que o convite para apresentar o trabalho realizado pelos alunos que integram o Observatório Internacional da Notícia é uma oportunidade única de levar esse debate urgente à sociedade. “Nós viemos ter uma conversa com os professores e alunos do Petrônio Portela para trazer um pouco da nossa experiência, além de reforçar a importância de se discutir e combater as notícias falsas nas escolas, pois acreditamos que essa nova geração será a que irá desconstruir as notícias falsas para construir notícias baseadas na verdade”, ressalta.
O projeto interdisciplinar conta com apoio financeiro da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE). Ele culminará na realização da ‘Mostra Portela Desconstruindo Fake News’, prevista para ocorrer no dia 30 de agosto, com a participação de alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da 2ª série do Ensino Médio do Colégio Estadual Ministro Petrônio Portela.
Segundo a aluna da 2ª série do Ensino Médio e bolsista de iniciação científica, Cecília Pereira, participar do projeto contribuiu para aumentar a sua perspectiva de conhecimento sobre o tema. “Ao mesmo tempo, eu ajudo outras pessoas a também conhecerem mais sobre os problemas de se acreditar e disseminar desinformação na sociedade”, comenta a bolsista Pibic-Jr.
O integrante ativo do Observatório Internacional da Notícia, Rafael Gama, reforça a importância de os jovens se reunirem para discutir os impactos negativos da disseminação de notícias falsas tanto na sociedade quanto na vida dos próprios jovens. “Nós somos a geração Y, temos o poder da transformação. Eu espero que os alunos do Petrônio Portela se juntem a nós e se engajem na luta contra a desinformação e as fake news”, considera.
Os resultados obtidos durante a pesquisa de iniciação científica também serão apresentados na Feira Científica de Sergipe (Cienart). A Feira é uma iniciativa conjunta da Associação Sergipana de Ciência (ASCi), Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Instituto Federal de Sergipe (IFS), realizada todo mês de outubro, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.