Alunos da rede pública estadual são medalha de ouro em Olimpíada de Astronomia e Astronáutica

Sergipe

16.12.2020

Ao todo, as escolas estaduais obtiveram quatro medalhistas de ouro, três de prata e quatro de bronze na Olimpíada de Astronomia e Astronáutica. Dois alunos foram medalhistas de bronze na Olimpíada Virtual de Química

Estudantes da Rede Pública Estadual de Educação, mesmo durante as aulas remotas, conseguiram dedicar-se a outras atividades intelectuais, como na participação de olimpíadas científicas, pontuando nas colocações de destaque. Os alunos do Colégio Estadual Professor Nestor Carvalho, em Itabaiana, Giovanna Ribeiro, Rikelmer Marciano e Emilly Vitória foram agraciados com as medalhas de ouro, prata e bronze, respectivamente, na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica 2020 e pré-selecionados para a edição 2021 da competição. O aluno Diogo Dionisio Nascimento Silva, do Colégio Estadual Professor João Costa, em Aracaju, também foi medalha de ouro, juntamente com Gabriel Mota de Oliveira, do C.E. Djenal Tavares de Queiroz, e Caio Itallo Silveira Santos, da Escola Estadual Sen. Leite Neto, também medalhistas de ouro de Aracaju.

Orientados pelo professor José da Silva Menezes, com o apoio do diretor Plácido Brandão, os medalhistas do Colégio Estadual Proferssor Nestor Carvalho participaram da XXIII OBA e MOBFOG de 2020 nos dias 12 e 13 de novembro de 2020, quando responderam a 10 questões, sete de Astronomia e três de Astronáutica, nos quatro níveis, sendo, na maior parte delas, de múltipla escolha.

Segundo o professor José Menezes, mesmo neste momento de pandemia, de restrições, em que os alunos e professores não estão com o mesmo contato em sala de aula, conseguiu-se participar desta edição da OBA e também de outras Olimpíadas Científicas. “O mérito é todo dos alunos, que me procuraram para poder se inscrever e participar dessas e de outras olimpíadas. Geralmente eu divulgo os convites, as datas das olimpíadas e suas inscrições nos grupos formados no whatsapp, e os alunos interessados entram em contato para obter mais informações e orientações”, disse.

O professor parabenizou a todos do Colégio Nestor Carvalho Lima por apoiarem a participação dos estudantes. “Passo para os alunos a importância de participar e conquistar medalhas em olimpíadas científicas, e eles também ficam entusiasmados com a ideia e estimulados a desafiar os próprios conhecimentos e limites. Isso é muito gratificante, pois revela talentos que posteriormente seguirão caminhos de sucesso”, explica.

O aluno Rikelmer Marciano, que levou a medalha de prata da olimpíada, disse que sua participação em outras edições da OBA proporcionou-lhe um entendimento maior da olimpíada, servindo de base para a sua preparação. Giovanna Ribeiro, agraciada com a medalha de ouro no mesmo evento, destacou que ainda não conseguiu organizar em palavras toda a emoção que está sentindo por essa conquista. Emilly Vitoria, contemplada com a medalha de bronze, também não esconde a emoção de participar dessa olimpíada. Seu interesse pela astronomia foi primordial para alcançar a medalha.

O professor Jorge Monteiro, do Serviço de Apoio ao Desenvolvimento Estudantil do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional, ressaltou que a Seduc sistematizou o calendário de olimpíadas nacionais e vem fazendo um trabalho diário para o aumento da participação dos alunos nas olimpíadas científicas.

Mais alunos

Confira a lista dos estudantes medalhistas da rede estadual de ensino pré-selecionados para a fase online das seletivas para as Olimpíadas Internacionais de Astronomia de 2021. São eles:

C.E. Professor João Costa - Diogo Dionisio Nascimento Silva – Ouro

E.E. Prof. Nestor Carvalho Lima - Giovanna Ribeiro N. da Paixão - Ouro

C.E. Djenal Tavares de Queiroz - Gabriel Mota de Oliveira - Ouro

E.E. Sen. Leite Neto - Caio Itallo Silveira Santos - Ouro

E.E. Prof. Nestor Carvalho Lima - Rikelmer dos Santos Marciano – Prata

C.E. Prof. Abelardo Romero Dantas - Jeniffer de Souza Farias - Prata

E.E. Sen. Leite Neto - Ially Stephany Messias Santos - Prata

C.E. Djenal Tavares de Queiroz - Gisele Araujo Santos – Bronze

E.E. Prof. Nestor Carvalho Lima - Emilly Vitória Leite Rezende - Bronze

C.E. Leandro Maciel - Carlos Eduardo Barboza Santos - Bronze

C.E. Dom Luciano J. Cabral Duarte - Mateus Henrique G. F. dos Santos - Bronze

Olimpíada Virtual de Química

Além das edições 2020 e pré-seleção de 2021 da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, a Olimpíada Virtual de Química (OVQUIM) contemplou o estudante Rikelmer dos Santos Marciano, com a medalha de bronze; e João Paulo Mendonça Andrade, também com a medalha de bronze, ambos do Colégio Estadual Professor Nestor Carvalho, de Itabaiana. O concurso ocorreu entre os dias 16 e 17 de novembro, por meio da Plataforma Qmágico/Eduqo.

A OVQUIM 2020 foi dividida em três modalidades: 1ª Série (modalidade A), 2ª Série (modalidade B) e 3ª Série (modalidade C). A prova, de fase única, constituída de 25 questões, 20 das quais foram de múltipla escolha e cinco abertas, com respostas numéricas, e duração de 4 horas corridas a partir do primeiro acesso.