Alunos da rede pública estadual já podem conferir onde farão as provas do Enem 2019

ENEM

16.10.2019

Estudantes inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 já podem conferir os locais onde farão as provas nos dias 3 e 10 de novembro. A consulta deverá ser feita por meio do Cartão de Confirmação da Inscrição, que poderá ser acessado na Página do Participante na internet ou ainda pelo aplicativo do Enem, disponibilizado gratuitamente para download na página do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), responsável pela realização do Exame.

O Cartão de Confirmação da Inscrição permite o acesso a diversas outras informações, como a língua estrangeira indicada pelo candidato e o número da sala onde fará as avaliações. Nesta edição, segundo o Inep, cerca de 5,1 milhões de estudantes se inscreveram no Enem.

Devido ao grande número de participantes, o Inep orienta os candidatos a adotarem algumas medidas para evitar tumultos e atrasos no dia da avaliação. Uma delas é fazer o trajeto de casa até o local da prova com certa antecedência de forma a prever o tempo que será gasto no percurso.

De acordo com o Inep, o ideal é que o estudante chegue com, no mínimo, 30 minutos de antecedência ao local indicado. Os portões serão abertos às 12 horas (horário oficial de Brasília) e serão fechados às 13 horas.

Os organizadores também orientam que o Cartão de Confirmação de Inscrição seja impresso o quanto antes para evitar transtornos causados pelo congestionamento da página do Inep às vésperas da avaliação.

O Enem 2019 será realizado em 1.727 municípios brasileiros e podem participar da avaliação todos aqueles que já concluíram o Ensino Médio ou aqueles que estão concluindo neste ano. Nesse último caso, os estudantes poderão utilizar as notas do Exame para concorrer às vagas em instituições públicas de Ensino Superior inscritas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Também podem concorrer às bolsas integrais e parciais do programa Universidade para Todos e a financiamentos dos cursos de graduação por meio do Fies.

Aplicativo

O aplicativo do Enem, lançado em setembro de 2016, já foi baixado por mais de 2,5 milhões de estudantes até agora. O app é gratuito e dá acesso a diversas informações, como o cronograma do Enem, editais, mural de avisos, vídeo do edital em Libras para alunos com surdez, conteúdos do programa Hora do Enem, transmitido pela TV Escola, além dos locais de prova. Também permite aos inscritos acessarem o gabarito e resultado final das provas.