Alunos da rede pública estadual de Sergipe iniciam ano letivo com fardamento e kit escolar novos

Sergipe

19.02.2024

Cadernos, canetas, lápis, borrachas e muitos outros itens que integram o kit escolar não são apenas ferramentas, mas também aliados na jornada educacional. Eles ajudam a organizar os estudos, a aprimorar a escrita e a desenvolver a criatividade, além de assegurar um ano letivo tranquilo e produtivo na comunidade escolar como um todo. Foi partindo desta premissa que o Governo de Sergipe, por intermédio da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), fez o esforço de transferir às 319 escolas da rede pública estadual de ensino os recursos oriundos do Programa de Transferência de Recursos Financeiros Diretamente às Escolas Públicas (Profin) para a aquisição de material escolar e fardamento adequados aos mais de 142 mil estudantes sergipanos.

De acordo com a diretora do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase/Seduc), Elaine Passos, para o retorno das aulas em 2024 foram investidos R$ 22.222.800,00 para a montagem dos kits escolares e R$ 8.889.120,00 para confecção de uniformes. “Desde a sua implementação em 2018, o Profin tem sido crucial para fortalecer as escolas de Sergipe por direcionar recursos financeiros de forma direta. Agora, com a nova fase do Profin, há uma descentralização dos recursos enviados às escolas, cabendo aos gestores escolares o controle tanto social quanto administrativo dos recursos, visando a aumentar a agilidade e a eficiência do processo”, destaca.

Uma dessas gestoras é Deise Nascimento, diretora do Colégio Estadual Jornalista Paulo Costa, situado no Bugio, em Aracaju. Ela compartilhou as expectativas para 2024 após receber o recurso do Profin Gestão no final de 2023. Além de celebrar os recursos do kit escolar, Deise exaltou o aporte para uniformes dos alunos este ano, visto que isso representa a padronização de um ensino público de qualidade.

“Neste primeiro dia de volta às aulas, realizamos a distribuição de 970 kits escolares, compostos de mochila de boa qualidade, um estojo padronizado com lápis, caneta, borracha, líquido corretivo e régua, caderno e até mesmo um copo retrátil para beber água. Também estamos distribuindo os novos fardamentos para o ano letivo de 2024, pois sabemos o quanto esses itens escolares pesam no orçamento das famílias, sobretudo às mais carentes", declara a diretora.

Para a aluna da 2ª série do Ensino Médio, Maria Clara Santos Ferreira, o comprometimento do Governo do Estado e da direção escolar em disponibilizar o kit escolar e o fardamento já no primeiro dia de aula é elogiável. “Gostei muito desta iniciativa, pois acredito que a entrega desses materiais vai ajudar muitas famílias de alunos com dificuldades financeiras. Eu já recebi o meu kit escolar e agora estou aguardando o novo uniforme. Assim, vou iniciar o ano letivo com tudo novinho”, frisa.

Já o representante dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Colégio Estadual Jornalista Paulo Costa, Antonio dos Santos, comenta que a entrega do kit escolar e do novo fardamento veio em boa hora. “Minha permanência na escola ficaria comprometida caso eu não tivesse acesso ao kit escolar e ao fardamento de forma gratuita. Felizmente, já iniciamos o ano com tudo de que precisamos”, acrescenta.

O secretário de Educação, Zezinho Sobral, reafirma o compromisso da Seduc em colocar o dinheiro no caixa das escolas sergipanas, para que elas possam ofertar não só a entrega dos kits escolares e uniformes, mas também alimentação de qualidade e ajuda no custeio das instituições de ensino.

“O Profin é fantástico porque é por meio dele que a Seduc direciona recursos não só para essas duas áreas (kit escolar e fardamento), mas também para a merenda escolar, custeio, competições e manutenção estrutural das escolas. Estamos comprometidos em atender às diversas necessidades do nosso sistema educacional, proporcionando um ambiente mais acolhedor e democrático, pois nosso objetivo é sempre promover uma educação de qualidade em Sergipe”, finaliza.