Alunos da rede estadual terão atividades de preparação para o Enem 2019 durante as férias

Portal

03.07.2019

Aulões, práticas de redação e atividades de lazer compõem o projeto Enem Não Tira Férias 2019, que será lançado nesta quinta-feira, dia 4, às 8h30, pelo secretário executivo do Ensino Médio e Profissional, Rogers Mendes. A programação segue até as 16 horas, no Sesi da Barra do Ceará, reunindo alunos, professores, gestores e a comunidade escolar. Realizada pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), a quarta edição do projeto é destinada aos estudantes que estão na 3ª série do Ensino Médio e na Educação de Jovens e Adultos (EJA) na rede pública estadual e participarão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Conforme o secretário Rogers Mendes, o Enem Não Tira Férias propicia um momento importante para que os jovens fortaleçam o que aprenderam em sala de aula e também possam agregar novos conhecimentos. “Mais de 20 mil alunos garantiram o ingresso em instituições públicas e privadas em 2018. O número representa um aumento de 19,6% quando comparado a 2017. E só foi possível com o compromisso dessa grande rede de educação, formada por gestores, professores, servidores e funcionários”, destaca.

De terça a quinta-feira, nos períodos de 09 a 11 de julho e de 16 a 18 do mesmo mês, 244 escolas estaduais funcionarão como polos de atendimento com aulões sobre as quatro áreas do conhecimento e práticas de redação. As unidades de ensino também poderão definir momentos para a cultura e o lazer.

O projeto será acompanhado pelas Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Credes), no Interior, e a Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor), na Capital. Para participar, o aluno precisa estar matriculado na rede pública estadual e, caso sua unidade de ensino não desenvolva o projeto, pode comparecer a uma escola que funcione como polo. Estão inscritos mais de 105 mil estudantes.

ENEM CHEGO JUNTO, CHEGO BEM

O Enem Não Tira Férias integra o programa Enem Chego Junto Chego Bem, que tem como finalidade mobilizar e preparar os estudantes da rede estadual para fazer o Exame com segurança e perspectiva de ingresso na universidade. É desenvolvido ao longo do ano letivo, em sete etapas:

(1) Documentação - garantir que os alunos da 3ª série e EJA do ensino médio possuam os documentos (RG e CPF);

(2) Isenção de Taxa – obter isenção da taxa de inscrição para 100% dos alunos da rede;

(3) Inscrição - assegurar 100% dos alunos de 3ª série e EJA do ensino médio inscritos no Enem;

(4) Motivação – promover ações pedagógicas de estudo para o Enem;

(5) Preparação – propiciar ações pedagógicas para desenvolver as habilidades dos estudantes durante o ano todo;

(6) #enemvou2dias - incentivar a participação dos inscritos no Exame garantindo transporte e oferecendo pontos de apoio nos dias das provas;

(7) Ingresso – orientar para o acesso ao ensino superior.



Serviço: Lançamento do Enem Não Tira Férias em 2019

Data: 04 de julho 2019 (quinta-feira)

Horário: 8h30

Local: SESI Barra do Ceará - Avenida Francisco Sá nº 6623 - Barra do Ceará, Fortaleza



03.07.2019

Assessoria de Comunicação da Seduc