Alunos da rede estadual são premiados por atividade de conscientização sobre o trabalho infantil

Paraná

06.11.2023

Foram divulgados na quarta-feira (01), pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR), os nomes dos alunos vencedores do concurso de cartazes com a temática de combate ao trabalho infantil. Proposta a partir da parceria entre Seed-PR e Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região do Estado do Paraná (TRT9/PR), representado pela desembargadora Rosemarie Diedrichs Pimpão (gestora regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem do TRT-PR), a atividade - aplicada no componente curricular de Língua Portuguesa (com apoio dos professores de Artes) por meio da plataforma RCO - envolveu os alunos das 8ª e 9ª séries das escolas estaduais, nos 399 municípios do Paraná.

A realização dos cartazes partiu da assinatura do Termo de Cooperação Técnica que trata da implementação das ações do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem na rede estadual de ensino. O acordo firmado entre a Seed/PR e o TRT9/PR,  foi celebrado em setembro, com o objetivo de conscientizar os estudantes da rede estadual de ensino sobre a problemática do trabalho infantil e sobre as garantias e direitos fundamentais da criança e do adolescente, por meio da realização de cartazes, em sala de aula.

“O projeto piloto do Concurso Estadual de Cartazes SEED/TRT9/PCTIR consistente na seleção e premiação de trabalhos artísticos produzidos pelos(as) estudantes das escolas da rede pública estadual de educação objetiva levar a temática do Combate ao Trabalho Infantil para o ambiente escolar no sentido de alertar e conscientizar a todos sobre os riscos que essa forma de trabalho impõe às crianças e adolescentes”, explica Lourival de Araújo Filho, coordenador do Departamento de Diversidade e Direitos Humanos da Seed-PR.

Ao todo foram encaminhados ao Departamento de Educação em Direitos Humanos da SEED-PR, 128 trabalhos (4 por Núcleo Regional de Educação). Destes, um por núcleo foi escolhido, totalizando 32 cartazes selecionados. Os alunos responsáveis pelos trabalhos vencedores serão premiados com tablets Samsung novos entregues pelo TRT9. Além disso, a instituição doou, por meio do programa, 200 computadores Desktop D480, seminovos, para a Seed-PR, cuja distribuição será feita de acordo com a necessidade das escolas.

“Conhecer os direitos da criança e do adolescente é fundamental para que os estudantes identifiquem e colaborem no combate ao trabalho infantil. A conscientização os capacita a reconhecerem quando tais direitos estão sendo violados e a denunciar abusos”, afirma o secretário de estado da educação, Roni Miranda.

Confira neste link a lista dos trabalhos premiados.