Alunos da rede estadual são classificados para Torneio Mundial de Robótica

Paraíba

11.12.2015

Alunos do ensino médio da Escola Estadual Dr. Antônio Batista Santiago, da cidade de Itabaiana,foram classificados para o Torneio Mundial Juvenil de Robótica depois de conquistarem no Torneio Juvenil de Robótica (TJR) os 1º e 3º lugares na primeira etapa em Campina Grande e os 2º e 3º lugares na segunda etapa no Rio de Janeiro nas modalidades Robô Combate MMA e Sumô Tradicional.

“Os alunos elaboraram a engenharia de montagem e de programação desses robôs utilizando os kits de robótica cedidos pelo Governo do Estado para as escolas”, contou a professora de Física e orientadora dos alunos, Carla Tavares. As equipes Animatrix II, composta pelos estudantes Renato Sales, Natã Barbosa e Felipe Queiroz, e Animatrix New, formada por Mateus Medeiros, Emanuele Campos e Mary Guedes, concorreram com escolas particulares e estudantes do Instituto Federal da Paraíba (IFPB).

“Para nós esta classificação significa um amadurecimento, um aprendizado não só para a vida acadêmica, mas para o mundo, pois vamos ampliar o ensino da robótica no nosso Estado”, completou a professora.

Torneio Juvenil de Robótica– Trata-se de um evento de abrangência nacional que ocorre desde 2009 para difusão da robótica no ambiente escolar da Educação Básica até a Educação Superior. A competição tem inúmeros desafios, planejados para o estudo e desenvolvimento da robótica para robôs autônomos à disposição para aqueles que queiram participar.

Todos os desafios vêm acompanhados de Cadernos de Apoio publicados no site do evento, onde estão apresentadas as características básicas do problema, orientações pedagógicas para a preparação dos alunos e as características do desenrolar da competição. Também como suporte para o estudo e desenvolvimento de alunos e professores, a organização do evento oferece material na Escola Pública de Robótica e links para inúmeros artigos científicos que tratam dos desafios do torneio e sua aplicação em aula.

http://paraiba.pb.gov.br/alunos-da-rede-estadual-sao-classificados-para-torneio-mundial-de-robotica/