Alunos da rede estadual do RN lideram lista de pré-selecionados do Parlamento Jovem

Projetos e Premiações

09.07.2019

A Câmara dos Deputados tornou público o resultado do processo de pré-seleção das inscrições para o Programa Parlamento Jovem Brasileiro 2019. A rede estadual de ensino liderou o número de pré-selecionados no RN, com três dos quatros nomes selecionados.

Os pré-selecionados foram: Anália Vitória Costa Ferreira, da escola estadual em tempo integral José Fernandes de Melo (Pau dos Ferros), Daniel Santos da Silva Alves, da escola estadual em tempo integral Professor Francisco Veras (Angicos) e Samonielly Valeska Fernandes Pereira, da escola estadual Professor Daniel Gurgel (Janduís). A quarta aluna potiguar a integrar a lista é Talyta Venancio França, do CDF (Natal).

Esses estudantes participarão da seleção final, realizada pela Câmara dos Deputados. O resultado final será divulgado no dia 6 de agosto pelo portal da Câmara dos Deputados e pelo Facebook do Parlamento Jovem. 

O programa

O Parlamento Jovem Brasileiro (PJB), programa realizado pela Câmara dos Deputados, oportuniza aos jovens estudantes de ensino médio, selecionados em todo o país, uma jornada de experiência parlamentar em Brasília. Podem participar os estudantes de escolas públicas e particulares.

No âmbito estadual, o programa é realizado pela SEEC por meio do Núcleo Estadual de Educação para a Paz e Direitos Humanos. "Trata-se de uma ação feita com a contribuição de muitas vozes, como os técnicos e diretores das regionais de ensino, que fazem um trabalho de engajamento em suas escolas, e da comissão avaliadora, que realizou a seleção deste nomes", destacou Eugênio Bezerra, coordenador do programa no RN.

Durante a jornada, que acontece este ano nos dias 23 a 27 do mês de setembro, os jovens recebem informações sobre o processo legislativo, participação e cidadania, e realizam debates e votações como se fossem deputados federais.

Para participar, o aluno deve ter entre 16 e 22 anos até o fim de 2019, deve estar matriculado e frequentando regularmente o ensino médio regular, ensino técnico integrado ao ensino médio, ou ensino médio na modalidade a distância.