Alunos da rede estadual ensinam dança para estudantes da Apae

Tocantins

30.05.2019

Josélia de Lima/Governo do Tocantins

Dois jovens trocaram o descanso das tardes para treinar dança com os alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Palmas. Eles são Railene Soares (Ray), 17 anos, e Lucas Daniel, 17 anos, estudantes da 3ª série do ensino médio do Colégio Estadual Dom Alano Marie Du Noday e integrantes da Cia de Dança MundArt.

Railene e Lucas começaram a dançar, no ano passado, quando estudavam no Colégio Estadual São José.  A dança foi responsável por uma mudança de vida e de atitudes desses jovens e, com esse novo olhar para a sociedade e para o mundo, eles passaram a compartilhar o que aprenderam.

Os dois estudantes são responsáveis pela preparação do grupo de dança da Apae que irá participar do Festival Nossa Arte, que está sendo realizado em Palmas, nos dias 29 e 30.

Willame Diogenes, 17 anos, Jainaria Santos Mota, 20 anos, e Leide Dayane Alves, 22 anos, são os alunos da Apae que irão se apresentar no Festival Nossa Arte. Para eles, a dança oportunizou descobrir novas habilidades. “Aprendi hip hop. Estou muito feliz com a dança, me ajudou a ser mais alegre”, contou Leide Dayane.

Para Jainaria, a dança despertou sua alegria de vida. “Estou ansiosa para me apresentar, mas estou muito feliz”, afirmou.

Willame também falou da dança. “Com a dança, sentimos mais alegres e mais plenos”, frisou.

Bruna Rodrigues Roque é outra aluna que se encantou pela dança, ela não irá se apresentar no festival, mas está aproveitando os passos que aprendeu para expressar os seus sentimentos. “Dançar é um sonho, sentimos como se estivéssemos no paraíso”, comentou.

A professora Mayanna Alves Lucena Rodrigues explicou que as aulas de dança são realizadas duas vezes por semana. “Como somos carentes de recursos, estamos em busca de patrocínios para que estas aulas continuem no próximo semestre. O trabalho desses dois jovens fez diferença, eles descobriram habilidades que nós não tínhamos percebido nos alunos. A dança trabalha com o movimento do corpo, com a coordenação motora, com a autoestima”, contou a professora Mayanna.

A dança também aperfeiçoa a comunicação, a criatividade e trabalha valores humanos e a valorização da vida.

Experiências para a vida

Railene falou sobre essa oportunidade de repassar o que aprendeu para outros alunos. “É uma experiência que não tem preço, ensinamos e aprendemos novos valores e novos conceitos para a vida. Esses alunos da Apae são maravilhosos, em termos de dança técnica eles apresentaram um desenvolvimento que muitos não conseguem em tão pouco tempo”, frisou.

Lucas disse que levou para as aulas de dança da Apae, os princípios da Cia MundArt. “Fazemos arte com amor, como forma de diversão e procuramos ser verdadeiros em qualquer ambiente. Também, priorizamos estar bem conosco e buscar ser melhores sempre”, contou.