Alunos da rede estadual embarcam em viagem de estudos para a França

Rio de Janeiro

06.07.2024

Os alunos Yasmim da Silva Meira, 16, e Bernardo Marinho Lima, 17, do Ciep 449-Governador Leonel de Moura Brizola- Intercultural Brasil-França, em Charitas, Niterói, embarcaram nesta sexta-feira (05/07), para a França, onde vão estudar por duas semanas. A viagem foi resultado da premiação deles no concurso promovido pela instituição independente francesa Label France Éducation, com o apoio da Embaixada da França. Eles conquistaram as duas vagas oferecidas aos estudantes da América do Sul e irão participar de um curso no centro de aprendizagem Cavilam, na cidade de Vichy.  Na programação, oficinas pedagógicas, concertos, passeios e intercâmbios culturais.

Já as professoras de francês Rosana Marcia Alves Soares e Telma Villa, também dessa unidade escolar, embarcam, na próxima semana, para um período de 15 dias de formação acadêmica em Bordeaux, após uma seleção realizada pela mesma organização francesa. Elas conseguiram duas das quatro vagas oferecidas para América Latina.

Participaram da iniciativa estudantes e professores de colégios que possuem o selo Label France Éducation, concedido às escolas que promovem ensino de excelência da língua francesa e têm em seus currículos disciplinas que são ministradas em francês.

A secretária de Educação, Roberta Barreto, parabeniza os estudantes e os professores do Ciep 449 e destaca o excelente desempenho das escolas estaduais.

– Nos últimos anos, nossos alunos têm apresentado resultados espetaculares nas competições das quais participam. Esta nova conquista mostra que estamos no caminho certo ofertando um ensino público da mais alta qualidade, abrindo muitas portas para o projeto de vida dos nossos jovens – afirma a secretária.

Presente ao embarque, a subsecretária de Planejamento e Ações Estratégicas, Myrian Medeiros, falou sobre a importância da conquista dos estudantes.

– É com muita alegria que estamos ao lado de Yasmim e Bernardo, alunos do nosso Ciep 449, nosso Brasil-França, de Niterói. Eles vão representar a nossa rede púbica de ensino e as redes de toda a América do Sul, o que para nós é razão de muito orgulho.  Que eles sejam um exemplo para os demais alunos, que eles sejam inspiração. Que essa viagem traga muito aprendizado e uma experiência e vivência inesquecíveis - destaca.

Passaporte e passagem nas mãos, a aluna Yasmim contou que será uma experiência muito diferente: a primeira viagem de avião e a oportunidade de conhecer estudantes de outros países. 

– Espero praticar bastante durante esse período em Vichy. O francês é uma língua muito bonita e vai ser importante para a minha vida profissional – diz a estudante.

Ansioso pelo embarque, Bernardo explicou que o aprendizado do francês será um diferencial no seu currículo.

– Sempre foi um sonho conhecer a França. Estou muito feliz. Minha família também. Essa vitória é motivo de orgulho para eles – diz ele.

O diretor da escola, Cícero Tauil,  explica que a escola apresenta bons resultados nos desafios do Enem, no ingresso em universidades públicas e na obtenção de bolsas de iniciação científica.
– Essa oportunidade de formação na França é a continuidade de um projeto de educação pública de excelência que desenvolvemos aqui – afirma o diretor.

 

Sobre o selo Label

O selo Label é uma marca de qualidade da LabelFranceÉducation, instituição que valoriza e acompanha estabelecimentos escolares estrangeiros que dedicam à língua francesa um lugar importante no seu projeto educativo, oferecendo na grade curricular pelo menos uma disciplina não linguística em francês. Eles avaliam currículo, proficiência dos professores, desempenho dos alunos e as disciplinas ministradas em francês e português. No caso do Ciep Brasil-França, elas são Biologia, Sociologia e Matemática e Projeto de Vida, o que lhe confere o Label II.

Foto:  Sandra Barros/Ascom/Seeduc