Alunos da rede estadual do Piauí retornam a aulas presenciais mostrando entusiasmo e consciência

Volta às aulas

10.08.2021

A estudante Vitória Santos estava empolgada para voltar às aulas presenciais, nessa segunda-feira (9), assim como vários de seus colegas. Ela foi uma das primeiras a chegar ao Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Lima Rebelo, jurisdicionado à 1ª Gerência Regional de Educação (GRE), localizado na cidade de Parnaíba.

“Quis vir logo porque estava muito nervosa”, disse a adolescente, enquanto aguardava a abertura do portão. Vitória cursa o 2º ano do Ensino Médio e conta que, mesmo estudando em casa, sentia falta da sala de aula. “É legal vir para a escola, eu aprendo mais coisas. É muito melhor do que ficar em casa, porque eu não aprendo tanto e, aqui, na escola, nós temos um melhor auxílio dos professores. Claro, a gente tem que ter cuidado em não emprestar garrafa, usar sempre o álcool em gel e evitar aglomeração”, frisa a estudante.

A retomada gradual com aulas presenciais permite que milhares de estudantes voltem para a sala de aula. O retorno se dá de forma escalonada e todas as instituições de ensino seguem um protocolo de segurança, que prevê o distanciamento de 1,5 metro entre os estudantes, disponibiliza álcool em gel, exige o uso de máscara e afere a temperatura de alunos e funcionários antes do acesso às dependências das escolas. Tudo foi organizado para que se tenha o mínimo de circulação possível nas dependências das unidades.

De acordo com Safira Santos, gerente da 1ª GRE, o retorno presencial não é uma imposição. “Os pais não são obrigados a mandar seus filhos para a escola, eles têm a opção do ensino híbrido”, disse. Safira aponta, ainda, que o feedback dos alunos tem sido muito positivo. A interação dos professores com as turmas acontece de maneira efetiva. Os alunos que optarem por não ir às aulas presencialmente continuarão no ensino remoto, via plataforma, além de utilizar o kit pedagógico impresso.

A dona de casa Roberta Santos, de 48 anos, foi levar o neto, André Fernando, no primeiro dia na escola. Ela disse achar importante a participação dos responsáveis na vida escolar dos alunos. A avó aproveitou ainda para checar se a escola estava adequada para receber os estudantes e profissionais. “Desde quando eles eram pequenos, eu gosto de ir à escola, ver como é, conversar com os professores, conhecer, perguntar as coisas para saber como está o aproveitamento e o comportamento, porque tem muita coisa difícil para aprender, né? Eu vim aqui e fiquei confiante em deixar ele voltar para as aulas presenciais. Sei que ele é inteligente e vai respeitar tudo como deve ser”, explica.

Segundo o diretor do Ceti Lima Rebelo, a escola tem cerca de 245 alunos e, destes, 105 alunos voltaram às aulas presenciais. “Estamos voltando de forma gradual e escalonada, testando o ambiente”, disse.

No Centro Cultural de Línguas Monsenhor Antônio Sampaio (CCL), localizado em Parnaíba, mais de 400 alunos voltaram às salas de aula. Carlos Eduardo, diretor do Centro, descreve a preparação para esse momento de reabertura. “Esse retorno presencial está sendo da forma mais segura possível, seguindo todos os protocolos de segurança ao combate à transmissão da Covid-19. Sabemos que a educação é fundamental para o desenvolvimento das pessoas e, principalmente, para aqueles que buscam uma melhor qualificação para o mercado de trabalho”, afirma o diretor.

Safira Santos afirma que o retorno está sendo bem-sucedido. “Todas as informações que temos é de que tudo está acontecendo com extrema segurança, cautela e cuidado com os protocolos. 100% dos alunos estão utilizando máscara e mantendo o distanciamento, além de todas as outras medidas exigidas”, finalizou a gerente da 1ª GRE.