Rio de Janeiro
17.12.2024A Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc-RJ) e a Prefeitura de Maricá inauguraram, na manhã desta segunda-feira (16/12), o Colégio Estadual Professor Darcy Ribeiro, no bairro Jardim Atlântico, em Itaipuaçu, em Maricá, Região Metropolitana do Rio. A unidade de ensino foi construída pelo governo municipal para atender a população, deve receber cerca de 1.900 alunos em 2025 e ficará sob a responsabilidade da Seeduc.
As novas instalações contam com 18 salas de aula, auditório, biblioteca, sala maker, sala de vídeo, laboratório multidisciplinar, quadra poliesportiva e refeitório. Os alunos terão também espaço para o grêmio, sala de recursos, vestiários e banheiros adaptados para pessoas com necessidades especiais. Além de espaços como administrativo, orientação educacional, coordenação pedagógica, sala dos professores, secretaria, Departamento Pessoal e sala de recepção de responsáveis.
— Esta inauguração é a conclusão de um regime de colaboração entre o estado e a prefeitura que começou em 2020, quando entregamos uma unidade escolar que funcionou de forma provisória. Este prédio possibilitará uma educação melhor para a comunidade de Itaipuaçu e adjacências. Graças a este espaço, nossos estudantes darão passos importantes para a construção de um futuro melhor — afirmou a secretária de Estado de Educação do Rio de Janeiro, Roberta Barreto.
A previsão para o ano letivo de 2025 é atender cerca de 1.900 alunos nas modalidades de Ensino Médio Regular e Educação de Jovens e Adultos (EJA), nos turnos da manhã, tarde e noite.
Durante a cerimônia de entrega da nova unidade escolar, o aluno Vitor Lima falou sobre a importância de participar deste momento marcante.
— Tenho muito orgulho de fazer parte desta escola. Quando cheguei aqui, eu era um menino tímido, sem esperanças. Mas este colégio mudou a minha vida — disse ele.
O diretor-geral, Leandro Gomes Gentil, disse que a entrega é a realização de um sonho.
— Hoje é dia de agradecer, pois uma nova fase de nossa escola se inicia. Após cinco anos no prédio provisório, um sonho finalmente se torna realidade — festejou o diretor-geral.
Foto: Sandra Barros - Seeduc-RJ