Secretaria de Estado da Educação do ES
03.06.2019Com foco na preservação ambiental marinha, os alunos da Escola Estadual Antônio Engracio da Silva, de Serra, Davi Alves Silva e Warlley Neumann Domingos, criaram uma maquete simulando um robô que teria como objetivo coletar resíduos plásticos no mar. A criação dos estudantes foi apresentada na II Feira de Ciências do Norte Capixaba (FECINC), promovida pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) de São Mateus. A feira foi realizada entre os dias 29 a 31 de maio.
Davi e Warlley fazem parte do Núcleos de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S) e desenvolveram a maquete com o intuito de, futuramente, criar um robô que efetivamente realize a proposta, que é contribuir com o meio ambiente. O trabalho foi desenvolvido com tutoria da professora Simone Clarindo, que é do segmento de robótica educacional do Núcleo. “A proposta inicial do projeto era apenas a conscientização sobre poluição dos mares, visto que, anualmente, cerca de oito milhões de toneladas de plástico são despejados nos oceanos, todavia, os estudantes se propuseram a ir muito além e chegamos até a Feira”, disse Simone.
A maquete dos estudantes ficou com o 1º lugar entre os projetos da área de engenharia; 1º colocado geral entre os finalistas e foi destaque entre os projetos do município de Serra.
Texto: Cícero Giuri