Alunos da rede de ensino estadual participam do evento Paraná Faz Ciência 2023

Paraná

09.11.2023

Nesta semana, alunos, professores e representantes da comunidade escolar da rede estadual de ensino e também da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR) participam da Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná – Paraná Faz Ciência 2023, que começou nesta segunda-feira (6), em Londrina. Maior evento de ciência, tecnologia e inovação do Estado, o encontro contará também com a presença de integrantes de todo o sistema de ensino superior do Paraná em uma verdadeira celebração do fazer científico.

Nesta edição do evento, 50 alunos da educação básica (ensino fundamental e médio) e 11 professores da rede estadual participarão, expondo um total de 13 projetos desenvolvidos por eles, em sala, durante o ano letivo de 2023, dentro dos componentes curriculares de pensamento computacional e do programa Edutech. Com trabalhos idealizados para trazerem múltiplas soluções à sociedade em diversas frentes, os projetos desenvolvidos pelos estudantes abrangem temas como: trânsito, meio ambiente, saúde, pesquisa, gestão de resíduos, programação, entre outros. Também participam do evento 11 professores da rede de ensino do estado que, como orientadores, contribuíram para a realização dos projetos.

Davi de Souza Calijuri, aluno do Colégio Estadual Vicente Rijo, em Londrina, é um dos expositores. Com o tema “Storytelling: Contando Histórias com Scratch”, o trabalho desenvolvido por sua equipe usa o programa “Scratch” para desenvolver narrativas criadas pelos alunos. “A ideia do trabalho é mostrar a possibilidade de unir programação e criatividade”, explica. “Estou feliz por estarmos participando a feira e tendo a oportunidade de mostrar nossa ideia para o público”, afirma.

“É gratificante ver os meninos e meninas da rede estadual dividindo, com universitários, este espaço para a promoção da ciência e da tecnologia. Isso mostra a força da educação do nosso estado e o grande potencial dos nossos alunos”, afirma o secretário de estado da educação, Roni Miranda.

 

Sobre o evento - Organizado em seis Eixos Temáticos, o Paraná Faz Ciência 2023 vai reunir mais de 30 mil visitantes da região de Londrina, do Paraná e estados vizinhos. O Eixo 1, Ensino Superior do Futuro, compreende as novas tecnologias no cenário pós-pandêmico. Será realizado entre 7 e 9 de novembro, com atividades no período noturno, entre 19h e 22h, no Anfiteatro Cyro Grossi (CCB), na Universidade Estadual de Londrina (UEL).

O Eixo 2 do evento traz a Mostra Interativa de Ciência, Tecnologia e Inovação. Destinado a grandes grupos, escolas, universidades e faculdades, o eixo é dividido em Mostra Interativa de Projetos da UEL e de instituições parceiras; Mostra de Napis; Exposição de Startups; e Mostra Interativa de Projetos de Prefeituras.

No Eixo 3, os visitantes podem conferir 65 ambientes diferentes, entre laboratórios diversos da Universidade (dentro e fora do câmpus). As Visitas Técnicas são abertas às famílias e convidados em geral e podem ser feitas em espaços como os museus Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss (MHL), o Laboratório de Física Nuclear Aplicada (LFNA), no CCE, e o Laboratório de Análises por Raio-X (LARX), na Central Multiusuários de Pesquisa (CMLP).

Oportunidade única para os visitantes de todas as idades, o evento traz, no Eixo 4, Oficinas diversas para a comunidade externa: Esportes Equestres; Produção de Mudas Florestais; Introdução ao Arduino (plataforma de prototipagem que permite aos usuários criarem objetos eletrônicos independentes e interativos); Capoeira como Prática Corporal e muitas outras.

O Eixo 5 é voltado à celebração das atividades culturais. A Mostra de Cultura e Arte reúne grupos e companhias artísticas, como a 38º Mostra Afro-Brasileira Palmares, Mostra GRUVi – Grupo de Videoclipes e o espetáculo teatral “Fagulha” da Companhia Núcleo Às de Paus. Os participantes poderão conferir as atividades durante o evento, sem necessidade de inscrição.

O Eixo 6 é voltado aos Eventos Acadêmicos da semana científica. Estudantes e professores participarão do XXXII Encontro Anual de Iniciação Científica (EAIC), 12º Por Extenso e VI Encontro Anual de Extensão Universitária, V Pró-Ensino e Semana Geral dos Napis. Também será possível acompanhar o Encontro de Comitês para Pesquisa (CPPG), Encontro de Editores e Jornalistas Científicos e o Encontro de Docentes e Coordenadores de Programas de Pós-Graduação das Universidades Paranaenses.

 

Parcerias e Apoios - O evento é uma parceria entre a secretaria estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Agência Araucária, a secretaria estadual de Inovação, Modernização e Transformação Digital(SEI) e a Universidade Estadual de Londrina (UEL). Conta com apoio das universidades estaduais de Ponta Grossa (UEPG), do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro), de Maringá (UEM), do Oeste do Paraná (Unioeste), do Norte do Paraná (Uenp) e do Paraná (Unespar); das federais do Paraná (UFPR), da Integração Latino-Americana (Unila), da Fronteira Sul (UFFS), Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e Instituto Federal do Paraná (IFPR). Também participam a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR – Grupo Marista), a secretaria sstadual da Educação (SEED), o Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Unopar Anhanguera e Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR).