Alunos participam de projetos que envolvem a causa animal e socioambiental

Rio Grande do Sul

08.12.2021

Estão sendo realizados, na Escola Estadual de Ensino Fundamental São Rafael, em Cruzeiro do Sul, dois projetos sociais que envolvem a causa animal e socioambiental. A instituição de ensino, localizada na área de abrangência da 3ª CRE, de Estrela, propôs aos alunos do 6º ano que realizassem a atividade "Projeto Ajudando os Animais”. Já os estudantes do 8° e 9° anos do Ensino Fundamental ficaram responsáveis por desenvolver as práticas do "Projeto +VIDA”.

A professora Maribel Marmitt, uma das orientadoras dos projetos, ressalta a importância da participação ativa dos alunos: “Buscamos atividades que saiam da teoria. Queremos que os estudantes se mobilizem e, até agora, tem dado certo”, afirma.

 Os alunos realizaram atividades como recolhimento de lixo orgânico e propuseram ideias para a utilização deste material. Algumas das soluções sugeridas foram produção de húmus, criação de minhocários e o uso como adubo.

Os estudantes realizaram, também, ações visando o embelezamento da cidade. Eles plantaram flores, ajudaram os vizinhos a cuidarem de seus jardins e limparam as calçadas. Os atos foram registrados em fotos e vídeos para serem enviados às orientadoras posteriormente. Durante esse processo, foi feito o recolhimento de material reciclável para reverter recursos à causa animal através da reciclagem solidária.

A aluna do 8º ano Victória Caroline Pontin, de 14 anos, relata que realizou coleta seletiva pelo bairro onde mora e buscou materiais dentro de casa que poderiam ser reutilizados. “A gente vê bastante garrafas jogadas pelos acostamentos, por exemplo, então fui recolhendo. Conforme fui andando, encontrei muito plástico jogado também. O que consegui reaproveitar, separei para lavar e depois levar para a escola”, conta a aluna que teve o auxílio da mãe para ajudar no projeto.

Jaqueline Reis, diretora da Escola São Rafael, destaca a importância da realização desses projetos:

“Nós buscamos abraçar a causa ambiental em projetos, como esses, onde é possível mobilizar alunos e envolver a comunidade escolar. Procuro fazer minha parte como gestora. As questões socioambiental e da causa animal precisam ser abordadas na escola”, explica.

 Os alunos também se preparam para realizar atividades parecidas na escola, utilizando enfeites de Natal, para o final de ano.