Alunos da Escola José Ribamar Batista, no Acre, são destaques na redação do ENEM 2024

Acre

16.01.2025

Das 129 notas entre 950 e 980 na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024, 17 são de escolas da rede pública de ensino. E deste total, dois alunos são da escola José Ribamar Batista (Ejorb): Francisca Vitória Marques dos Santos e Luiz Henrique do Nascimento Borges.

Mas não são apenas esses dois alunos que obtiveram notas altas na redação do Enem. Nada menos do que 21 alunos da escola obtiveram notas acima de 900, fato que é comemorado pela diretora da Ejorb, professora Francicleia Barroso. “Só temos gratidão a Deus e a toda a equipe. Temos um sentimento de dever cumprido e é um padrão que temos como referência aqui na escola”, disse a professora.

Francisca Vitória Marques, que tirou 960 pontos na redação, explicou que chegou a fazer, por três meses, um cursinho de pré-Enem, mas depois passou a assistir as aulas do Pré-Enem Legal, programa criado pela Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE) para ajudar os alunos do terceiro ano.

“As aulas do Pré-Enem Legal me ajudaram muito, principalmente nos aulões de matemática, matéria onde eu tinha mais dificuldade. Eles ensinaram macetes para resolver as questões, e as aulas foram muito dinâmicas, muito criativas. Eles faziam de forma fácil”, explicou.

Ela pretende cursar Direito e tem como segunda opção Administração. Entretanto, a Ufac não é sua primeira opção de faculdade porque o curso é noturno e, como evangélica, não quer deixar de participar dos cultos. Por isso, se inscrever no Prouni para cursar Direito na Uninorte está entre as suas prioridades.

Quem também fez 960 pontos na redação do Enem 2024 foi o estudante Luiz Henrique do Nascimento. Ele não tem ideia do curso que quer fazer, mas agradece a toda a equipe escolar, sobretudo professores, e o Pré-Enem Legal da SEE. “Ajudou bastante e fiquei muito feliz com a nota que obtive”, destacou.