Alunos da EEEP Mário Alencar estão entre vencedores do Desafio Quero ser Economista

Ceará

22.06.2021

Os estudantes Luiz Eduardo Barbosa Gomes Farias e João Carlos Oliveira Bezerra da Escola de Educação Profissional (EEEP) Mário Alencar, localizada em Fortaleza, estão entre os vencedores do Desafio Quero Ser Economista. A competição foi promovida pelo Conselho Federal de Economia (Cofecon) para estudantes do Ensino Médio de escolas públicas e privadas. A divulgação do resultado ocorreu no último dia 15 de junho.

Os dois jovens estão na 3ª série do Ensino Médio e cursam Redes de Computadores nesta EEEP.

Com um projeto sobre Economia Compartilhada, Luiz Eduardo, de 17 anos, conquistou o 2º lugar na competição e recebeu um prêmio de R$ 1.500,00. “É um novo modelo econômico no qual as pessoas compartilham bens e serviços ao invés de adquiri-los. Achei um tema interessante por ser ainda pouco discutido e aberto a inovações”, explica o jovem, que, após o desafio, revela ter ficado em dúvida entre cursar uma faculdade de Tecnologia da Informação ou Economia.

“Foi uma experiência incrível, aprendi muitas coisas que não sabia, principalmente nos desafios onde tínhamos que escrever um texto, e vi que a economia é uma área muito abrangente que não trata somente do dinheiro, mas interliga diversas áreas do conhecimento”, afirma.

João Carlos, de 17 anos, diz que logo que teve acesso às informações, decidiu se inscrever no desafio, por estar cada vez mais interessado em economia, área que escolheu para seguir carreira. Ele obteve o 3º lugar com o trabalho sobre Economia Circular, ficando com o prêmio de R$ 1.000,00.

“O tema do meu projeto é uma área muito interessante que atrela o meio ambiente e o meio econômico de produção, visando à sustentabilidade e à preservação do ambiente. Aqueles famosos três “Rs”, que atualmente já foram ampliados: o reciclar, o reutilizar, o reduzir e o renovar. A oportunidade de participar desse desafio foi maravilhosa e nova pra mim, pois nunca havia participado antes, mas me senti muito feliz e realizado ao fazer parte de algo que só vem a adicionar, pois não ganhei apenas um prêmio, eu ganhei conhecimento e uma experiência esplêndida”, destaca João Carlos.

Desafio

De acordo com o Cofecon, mais de 1.700 estudantes de Ensino Médio inscreveram-se na competição. Um total de 61 chegou à etapa final.

O Desafio Quero Ser Economista foi realizado, entre os dias 3 e 28 de maio, em ambiente online. O jogo busca introduzir conceitos econômicos básicos ao campo de conhecimento de estudantes do Ensino Médio a fim de incentivá-los ao estudo da Economia, entre outros objetivos. Na competição, os jovens elaboraram Vídeos Interativos, decifraram Enigmas e efetivaram Missões.


Texto: Jacqueline Cavalcante  / Ascom Seduc