Alunos da educação do Pará participam de exame para avaliar a educação básica

Pará

17.11.2021

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é um conjunto de testes, em larga escala, que possibilita ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e os fatores que podem interferir no desempenho dos estudantes. Devido à pandemia, o exame será executado respeitando todos os protocolos de biossegurança em prevenção à Covid-19.

Por meio de testes e questionários aplicados nesta terça-feira (16), entre os alunos do 5º e 9º ano do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio, será possível ter uma noção dos níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados, explicando esses resultados a partir de uma série de informações contextuais. O resultado do exame vai representar um indicativo da qualidade do ensino e oferecer subsídios para a elaboração, monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais com base nessas evidências.

Desde 1990, a maior avaliação da educação básica é realizada e, ao longo dos anos, sofreu várias adequações e estruturações até chegar ao seu formato atual. Além de avaliar o ensino fundamental e o ensino médio, a partir de 2019, a prova também contemplou a educação infantil brasileira. Tradicionalmente, são avaliadas habilidades em Língua Portuguesa (foco em leitura) e Matemática (resolução de problemas).

Na edição do Saeb 2021 serão examinadas também as habilidades em Ciências da Natureza e Ciências Humanas no 9º ano do ensino fundamental e as habilidades em Língua Portuguesa e Matemática no 2º ano do ensino fundamental. As médias de desempenho dos estudantes, apuradas no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Preparação

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) realizou uma série de iniciativas em preparação à prova do Saeb 2021, como a capacitação de gestores, diretores escolares, professores e as equipes técnico-pedagógicas. Durante as formações, foram apresentadas questões fundamentais sobre a prova, discutindo o vasto referencial teórico da iniciativa, conceitos, estratégias pedagógicas e instrumentos avaliativos.

A prova do Saeb passou por uma série de mudanças, que terão reflexos diretos no ensino médio. Neste sentido, com o objetivo de preparar os profissionais da educação para o exame e entender quais são as novidades previstas para este ano, a Seduc, por meio do Centro de Formação de Profissionais da Educação Básica do Estado do Pará (Cefor), ofertou 8 mil vagas em um curso de formação continuada que debateu sobre a avaliação

A secretária de Estado de Educação, Elieth de Fátima Braga, destacou que a prova do Saeb é muito importante para o estado do Pará, porque ela é um dos componentes que ajuda na aferição do Ideb. “Essa avaliação é muito necessária para que nós possamos ter um diagnóstico da rede estadual de ensino e, esperamos que esse resultado possa revelar todos os investimentos feitos por nós até aqui. Desejo uma boa prova a todos e parabenizo às equipes das escolas e área técnica da Seduc, que não mediram esforços para que tivéssemos uma boa preparação”, asseverou.

Para garantir um bom desempenho na prova, a Escola Estadual Maria Estelita Barbosa, localizada no conjunto Maguari, em Belém, promoveu durante todo o mês de outubro uma série de aulões, aos sábados, para os alunos que devem fazer o Saeb. O estudante do 5º ano, Alexandre Botelho, 11 anos, foi um dos que participou da ação e disse que, “as atividades foram bem legais e que ajudaram a preparar o nosso futuro. Aprendi bastante com os professores, adorei vir para cá e espero que a gente traga um bom resultado para nossa escola”, frisou.

A professora e coordenadora da iniciativa na escola, Sônia Lima, afirma que essa ação pedagógica em preparação ao Saeb, contribui ainda mais com o ensino da comunidade escolar. “Eu observo que a leitura e o cálculo são as essências da educação, e isso me motiva desde quando entrei aqui, há 12 anos, sobre a importância de um olhar pedagógico mais abrangente. É importante destacar que nossas atividades são direcionadas não somente neste momento para o Saeb, mas também trabalhamos para que possamos atingir a marca de 5.5 no Ideb”, ressaltou a educadora.

A gestora da 10ª Unidade Seduc na Escola (USE), Ione Silva, ressaltou que o projeto é extrema importância, “porque a gente vê relatos de alunos que não escreviam, não sabiam ler, então essa iniciativa que a escola está desenvolvendo, é maravilhosa, pois está fazendo a diferença na vida de cada um dos estudante. Eu agradeço à equipe gestora e técnico-pedagógica da Escola Estadual Maria Estelita Barbosa, por proporcionar algo diferenciado na aprendizagem desses alunos”, enfatizou a dirigente.