Alunos autistas realizam exposição de pinturas e desenhos no Cepi Lyceu de Goiânia

inclusão

25.09.2019

O Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Lyceu de Goiânia sedia até a próxima quinta-feira (26/9), das 8 às 16 horas, a exposição “Todos Temos a cor Azul em Nossa Essência”. A mostra reúne uma série de trabalhos artísticos produzidos ao longo deste ano pelos alunos Ruan Carlos Viana Costa e Natan Veloso Xavier.  

A exposição foi organizada pela professora Suzana Borges de Castro, que trabalha com turmas de alunos de Atendimento Educacional Especializado (AEE) na escola. A abertura da mostra foi realizada nesta terça-feira (24/9), às 8 horas, com a presença dos dois jovens artistas.

No hall de entrada da sala de exposição, os visitantes se deparam com um enorme painel ilustrado com fotos e uma breve biografia de autistas famosos, como o físico Albert Einstein, o jogador Lionel Messi, o astrônomo Isaac Newton, o empresário multimilionário Bill Gates, os músicos Wolfgang Amadeus Mozart e Ludwig van Beethoven e os cineastas Wood Allen eTim Burton.

“Fiz questão de destacar o sucesso dessas personalidades chamar a atenção da comunidade escolar e da própria sociedade para o fato de que, independentemente de qualquer coisa, somos todos iguais. A intenção deste momento é aumentar a autoestima desses dois artistas para que eles adquiram mais confiança em si mesmos e quem sabe, no futuro, possam ter um desempenho profissional que lhes permita conquistar um lugar no mercado de trabalho e garantir sua sobrevivência”, salienta Suzana.

Diagnosticados com transtorno de espectro autista (TEA) e síndrome de Asperger, os estudantes Ruan Carlos Viana Costa, 18 anos, e Natan Veloso Xavier, 15 anos, são alunos da turma B do 1º ano do Ensino Médio. Os desenhos e pinturas que compõem a exposição foram produzidos em diferentes técnicas: desenho cego, desenho livre, pintura com lápis de cor, texturização, colagem e decoupagem. As temáticas variam entre mandalas, cenários rurais, fauna marinha, flora brasileira e paisagens, entre outros.