Aluno de escola estadual de Sergipe fica entre os destaques da segunda edição do Projeto Game da Cidadania

Sergipe

25.07.2023

A Escola Estadual João Bosco de Andrade Lima, localizada em Aracaju, unidade de ensino da Rede Pública Estadual, foi representada pelo estudante Pedro Arthur dos Santos Porto, 11 anos, que participou da segunda edição do projeto Games Cidadania, iniciativa da Controladoria Geral da União (CGU), e destacou-se entre os 10 melhores da fase final. A premiação pelo bom desempenho será um notebook.

O Game da Cidadania é uma atividade interativa e gratuita que visa estimular a reflexão e a conduta ética e cidadã entre o público adolescente e jovem, no intuito de desenvolver a consciência crítica sobre dilemas e desafios relacionados à ética e à cidadania que ocorrem no nosso dia a dia.

De acordo com a gestora da unidade de ensino, Maria José, a escola recebeu a visita do representante da CGU apresentando o projeto e ela abordou a proposta para as professoras. A ideia agradou e foi aceita pela gestão escolar. 

O jogo consistiu em desafios que estimulam a conduta ética no cotidiano, e o participante só passaria para a fase seguinte se concluísse com êxito todos os 10 desafios da primeira fase. A segunda fase foi a gravação de um vídeo falando sobre a cidadania para concorrer nacionalmente

Pedro Arthur foi um dos participantes e a descoberta deu-se por meio da gestora da escola que recebeu um e-mail comunicando que ele estava classificado para a fase seguinte. 

O estudante Pedro Arthur dos Santos Porto comenta que a atividade despertou uma inteligência maior nos estudos e elevou ainda mais a consciência de ser uma pessoa honesta em seu cotidiano. “Fiquei um pouco tenso, mas me acalmei. Me sinto muito bem em ter ganhado esse prêmio. Resolvi sozinho, fui honesto e consegui passar. O game para mim foi uma coisa muito boa” diz.

A gestora conta que houve preparativos para esse momento. “Contamos com a ajuda na gravação da professora Amanda e na edição frita pelo filho da nossa servidora Gabriela, chamado Pedro também. E aí gravamos e enviamos para a CGU”, detalha.

A diretora da unidade escolar ainda ressalta a importância sobre a boa prática nessa iniciativa. “Hoje estamos vivendo imersos no mundo da tecnologia, e na escola não pode ser diferente. Tudo que agrega e traz estímulo não só na aprendizagem, mas também na permanência do aluno na escola, é importante”, disse.