Paraíba
30.11.2016O aluno Diego Barbosa Silva, da segunda série do Ensino Médio da Escola Estadual Rubens Dutra Segundo, de Campina Grande, foi o vencedor do Concurso de Redação promovido pela Defensoria Pública da União (DPU), com o tema “Tráfico de pessoas: digo não!”. Esta foi a segunda edição do concurso e contou com a participação de 939 estudantes da rede pública de ensino. Representantes de 24 estados e do Distrito Federal concorreram na categoria Redação.
O Concurso de Redação, promovido pela Defensoria Pública da União, é direcionado aos alunos do Ensino Fundamental e Médio, incluindo Educação de Jovens e Adultos (EJA), das escolas públicas de todo o País. Ele é parte do Plano Estratégico da instituição e visa fortalecer a visibilidade da DPU, na defesa dos direitos de quem não pode pagar advogado para ter acesso à Justiça.
O aluno foi orientado pelo professor de Língua Portuguesa da escola, Rosevan Marcolino de Andrade. “Na tentativa de estimular meus alunos a participarem destes concursos e seleções, montei um grupo de estudos para produção textual neste Concurso da DPU. Os alunos vinham para a escola no contra turno para realizar leituras e estudos acerca da temática proposta. Selecionei seis alunos que se prontificaram a vir todas as manhãs para estudar e se preparar para a produção textual”, explicou o professor.
Dos seis alunos, apenas dois conseguiram produzir a versão final para ser enviada para a Comissão Avaliadora do Concurso. De acordo com o professor, os textos dos dois alunos foram enviados e, no dia 18 de novembro, o aluno Diego Barbosa Silva foi anunciado como vencedor com o prêmio da Melhor Redação da Paraíba, alcançando 92,72 pontos.
“Embora passando por tantas dificuldades, tendo em vista nossa escola pertencer a uma área rural, ainda conseguimos muitas proezas. Nada mais do que a grande força de vontade e empenho de todos que fazem a escola e também do aluno que é muito esforçado e inteligente”, comemorou o professor Rosevan Andrade.
A cerimônia de entrega das premiações do 2º Concurso de Redação está prevista para o dia 1º de dezembro, às 14h, na DPU, em Brasília. O aluno classificado em primeiro lugar de cada estado receberá um tablet, bem como seu professor responsável. As três escolas que desenvolveram as melhores atividades de sensibilização sobre o tema ganharão R$ 10 mil, valor que deverá ser aplicado em equipamentos em proveito dos alunos.
Saiba mais sobre o concurso acessando: http://www.dpu.def.br/concursoderedacao