Aluno da rede estadual vence etapa estadual do Prêmio MPT na Escola

Sergipe

15.09.2022

O estudante Pedro Resende foi o primeiro colocado na categoria Desenho, e deverá representar Sergipe na etapa nacional, em Brasília

O aluno Pedro da Silva Resende, estudante do 7º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Professor Valnir Chagas, em Aracaju, conquistou a primeira colocação do prêmio MPT na Escola, uma iniciativa do Ministério Público do Trabalho, em que participaram estudantes de escolas públicas (estadual e municipais). Ele foi agraciado em primeiro lugar na categoria Desenho, e a temática do seu trabalho foi “Profissionalização do Adolescente/Aprendizagem Profissional”. Os vencedores da etapa estadual serão premiados em solenidade realizada pelo MPT-SE no dia 11 de outubro, e os estudantes que conquistarem o 1º lugar irão representar Sergipe na final da premiação, que acontecerá em Brasília, no mês de dezembro.

Com apenas 12 anos de idade, Pedro da Silva Resende explica como se inspirou para fazer o seu desenho e mostrou-se bastante feliz com o resultado. “Essa foi a primeira vez que eu participei. Eu me inspirei no tema que nos foi dado, e o desenho veio da minha cabeça. Na imagem eu retrato um espelho quebrado e algumas cenas da rotina de um jovem aprendiz. Eu não esperava essa colocação e estou muito feliz com a conquista”, disse.

O concurso foi dividido em dois grupos: o primeiro, formado por estudantes do 4º e do 5º anos e o segundo, composto pelas turmas de 6º e 7º anos. O Grupo 1 abordou a temática do trabalho infantil, e o Grupo 2, a aprendizagem profissional. Todos os alunos do 7º ano da Escola Estadual Professor Valnir Chagas participaram da pré-seleção, feita na própria unidade de ensino. Eles fizeram os desenhos, sempre orientados pelas professoras Daniela Sandes (Língua Portuguesa) e Viviane Primo (Matemática). Ao fim, cinco trabalhos foram pré-selecionados e, juntamente com a opinião de outros professores, o desenho de Pedro Resende foi o escolhido para participar do concurso.

“As professoras explicaram os temas aos alunos, em sala de aula e também na sala de leitura, mas os deixaram livres para irem fazendo seus desenhos e expondo as suas habilidades. Podemos ver no trabalho de Pedro alguns espelhos quebrados que, inconscientemente, representam mudanças que poderão acontecer em sua vida ao sair da sua escola e entrar no mercado de trabalho. Para ele é algo muito significativo, pois ele se debruçou e colocou no papel o que realmente estava sentindo”, explicou a professora Viviane Primo.

A diretora da unidade de ensino, Andreia Abreu, falou sobre a importância dessa participação dos estudantes no concurso. "Pedro não esperava por essa conquista. Para ele foi uma surpresa, mas a gente acredita muito no potencial dos nossos alunos. Esse projeto teve uma finalidade muito importante, que foi conscientizar os nossos estudantes sobre a importância do combate ao trabalho infantil. Isso foi bastante conversado com eles, abordado com a turma toda, e a partir daí, eles fizeram desenhos excelentes”, declarou.

Premiação

Nessa etapa do concurso, serão premiados os três primeiros lugares de cada categoria (conto, desenho, música e poesia), bem como professores e professoras que orientaram os trabalhos vencedores. Em Sergipe, participaram do concurso escolas estaduais e municipais situadas em Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Itabaiana, Lagarto, Estância, Itaporanga d'Ajuda, Nossa Senhora da Glória, Neópolis, Pacatuba e Ilha das Flores.

A comissão julgadora foi composta pela procuradora do Trabalho, Clarisse de Sá Farias Malta; a assessora especial da Secretaria de Educação de Nossa Senhora do Socorro, Lilian Silva da Paixão Ramos; a representante do Departamento de Educação do Estado de Sergipe, Tânia Maria Oliveira Lima Carvalho, e a representante do Fórum de Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção do Trabalhador Adolescente (Fepeti-SE), Verônica Passos Rocha Oliveira.