Aluno da Rede Estadual participam de projeto de pesquisa de animais da Nasa

Espirito Santo

16.11.2021

O aluno de Altas Habilidades/Superdotação Bruno de Lorenzo Fernandes, da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Irmã Maria Horta, localizada em Vitória, está participando de mais um programa realizado pela National Aeronautics and Space Administration (Nasa), o Zooniverse - Share the Science - Snapshot Wisconsin.

O projeto visa a auxiliar os pesquisadores a identificarem as várias espécies de animais que habitam determinadas áreas, controle populacional dessas espécies, a preservação, hábitos e informações relevantes sobre os animais.

O estudante é orientado pelo professor Luiz Gustavo Gomes. “Bruno catalogou e encaminhou para a análise do programa Zooniverse uma foto de uma espécie muito rara, o pica-pau-bico-de-marfim, que é uma espécie de pica-pau possivelmente extinto, nativo dos pântanos norte-americanos e das florestas temperadas de coníferas do sul dos Estados Unidos e de Cuba”, explicou o docente.

O programa

Os alunos recebem um banco com centenas de imagens de câmeras instaladas que fotografam as espécies, por meio de sensores de movimento que funcionam 24 horas, registrando hábitos diurnos e noturnos. Os sensores foram instalados em ambientes frequentados por esses indivíduos e analisam se a espécie é filhote ou adulto, a quantidade, entre outras informações.

Veja outros programas que o aluno participou:

https://bit.ly/3kD0rQY

https://bit.ly/3HvisKI

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata