Aluno da rede estadual do RN é classificado para 23ª Jornada de Foguetes

Projetos e Premiações

16.09.2019

O estudante Weverton Ruan Aleixo, da escola estadual Paulo Freire, localizada em Baía Formosa, conquistou uma vaga na 23ª edição da Jornada dos Foguetes após ter batido a média nacional na Mostra Brasileira de Foguetes 2019. O aluno embarcará para o Rio de Janeiro, em novembro, para representar o RN na competição. 

Através dos conhecimentos obtidos no projeto desenvolvido em sua escola, com o título “Lendo sobre a História da Ciência também se aprende Física”, o estudante Weverton Ruan Aleixo da Silva de Alexandria, aluno da 1ª série do ensino médio, pode se preparar para a mostra, o que levou a classificação na jornada. “Eu nunca pensei que iria ter uma experiência dessas, é um projeto maravilhoso e permite melhorar a nossa aprendizagem”, enfatiza o estudante. 

Em Baía Formosa, cerca de 160 alunos do ensino médio da escola Paulo Freire participaram da Olimpíada de Lançamento de Foguetes, uma atividade da Mostra Brasileira de Foguetes. 

O projeto responsável pela melhoria na qualidade do ensino e consequentemente, no interesse às aulas, está no 3º ano de execução e segue sob orientação do professor José Venício, que compreende a importância do projeto para o desenvolvimento dos estudantes. “O projeto desperta no aluno o interesse pelos estudos e a busca pelo conhecimento”, explica.

A escola está inserida na 2ª Diretoria Regional de Educação e Cultura (DIREC). Para a gestora da regional, Alcione Flávia, a conquista deve ser abraçada por todos os membros da comunidade escolar. “O aluno está de parabéns pela conquista e a todos os demais alunos de sua escola, pois eles despontaram com excelente desempenho em olímpiadas do conhecimento neste ano, com apoio e compromisso de professores, gestores e todos que fazem a comunidade escolar", enfatiza. 

O projeto

Desenvolvido na escola consiste em duas etapas, a primeira parte do projeto é propor questionamentos aos estudantes sobre a física que gerem interesse nos alunos, que neste caso, é falar sobre astronomia. Em seguida, inicia-se a prática de desenvolver os foguetes. 

Dessa forma, o projeto desenvolve no aluno o hábito pela leitura e o aproxima do conhecimento científico, em especial, da física. Assim, mostrando pra ele que a física está presente em nosso dia a dia. Ou seja, é importante a apropriação do conhecimento científico para entender e transformar a realidade onde vivemos. 

A atividade conta com a participação dos estudantes do terceiro ano do ensino médio, que já fizeram parte do projeto e agora auxiliam os novatos na atividade de confecção de foguetes e esse auxilio é fundamental na eficácia da execução do projeto.