Estudante representará Alagoas no Programa Jovens Embaixadores nos Estados Unidos

Alagoas

30.11.2022

Imagine ter a oportunidade de visitar outro país, conhecer outras culturas e fazer novos amigos estando ainda no ensino médio. O que, para muitos jovens, principalmente da rede de ensino público, parece um sonho distante, para o alagoano Edmilson José da Silva Filho é real. Em janeiro de 2023, ele será o representante de Alagoas no Programa Jovens Embaixadores e terá a oportunidade de vivenciar um intercâmbio educacional e cultural nos Estados Unidos no mês de janeiro, fruto da parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a Embaixada dos Estados Unidos.

O programa Jovem Embaixador leva estudantes brasileiros matriculados no ensino médio da rede pública para um intercâmbio internacional, onde poderão conhecer mais sobre a cultura, educação e iniciativas sociais norte-americanas. Para ser selecionado jovem embaixador, o aluno deve se destacar em sua comunidade escolar tendo boas notas, capacidade de liderança, domínio da língua inglesa, espírito empreendedor e participação em ações de voluntariado.

 

Cinquenta adolescentes de todo o Brasil foram escolhidos para serem Jovens Embaixadores representando seus respectivos estados e participarão de uma programação intensa no período de 10 a 29 de janeiro do próximo ano.

Sonho antigo

Ser jovem embaixador é um sonho que Edmilson alimenta desde 2019. Aluno da Escola Estadual Aristheu de Andrade, de Colônia Leopoldina, ele já havia pesquisado sobre o programa e manteve contato com embaixadores de edições passadas.

 

“Os antigos embaixadores me recomendaram bastante o programa e incentivaram a minha inscrição. A oportunidade de viajar para outro país e fazer parte de um intercâmbio que não é turismo, mas cultural e educacional foi o que me motivou a me inscrever. Ter a chance de conhecer outros estudantes de todo o Brasil e fazer novas conexões também chamou a minha atenção”, contou Edmilson.

 

Mesmo já familiarizado com a realidade do programa, Edmilson disse que ficou surpreso por ter sido escolhido como Jovem Embaixador. "Foi um choque, mas fiquei muito feliz. Todos na escola e aqui no município também receberam a notícia de forma muito positiva. Agora, meus planos são fazer o máximo de conexões e voltar para o Brasil com mais conhecimentos. Inclusive gostaria de fazer um projeto de incentivo à leitura aqui em Colônia", adianta o jovem. 

Referência

A secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, celebrou a escolha de Edmilson como representante alagoano no intercâmbio. “O Jovem Embaixador proporciona uma experiência única para um jovem da rede pública onde ele terá a chance de aprender mais sobre uma cultura estrangeira como também de expor as suas raízes e tradições para os norte-americanos. Edmilson é um estudante exemplar na sua escola e, com certeza, representará brilhantemente Alagoas neste intercâmbio”, avalia.

Clarissa Lamenha, diretora da Escola Estadual Aristheu de Andrade, diz que Edmilson é uma referência na escola e que sua facilidade com língua inglesa fez com que o jovem ensinasse o idioma para outros colegas e até mesmo professores em aulas online. "A conquista do Edmilson evidencia as qualidades do ensino público e desperta a curiosidade de outros jovens. Ele já lecionava inglês online em uma instituição e muitos alunos e professores se interessaram pelas aulas. Agora, com toda certeza, estará conquistando não apenas alunos para o curso, como também fãs", celebra a gestora.

 

Titular da 7ª Gerência Regional de Educação (Gere) - que responde por todas as escolas estaduais do Vale do Mundaú -, Artur Ferreira tem experiência com o programa. Em 2019, quando diretor da Escola Estadual Carlos Gomes, viu sua aluna Beatriz Fidelis ser selecionada como embaixadora alagoana. Agora, como gerente, testemunha, mais uma vez, a região ser destaque no programa.

"Desde o início das inscrições, mobilizamos todos os diretores da regional para identificarem alunos que tivessem o perfil do programa. Ficamos muito felizes ao vermos o Edmilson selecionado, pois ele se encaixa em todos os critérios estabelecidos no edital. Nos próximos meses, daremos todo o suporte ao Edmilson e à escola no que concerne à emissão de passaporte e todos os trâmites necessários até o dia da viagem para que ele tenha a melhor experiência possível durante o intercâmbio", frisou.

Ana Paula Lins / Ascom Seduc