Piaui
31.10.2023A Educação do Piauí tem alcançado grande notoriedade em âmbito nacional por meio do desempenho dos estudantes da Rede Pública Estadual de Ensino nas olimpíadas e torneios do conhecimento realizados ao longo do ano letivo. Inúmeros resultados já foram conquistados somente nesse ano. Com a recente divulgação do resultado final do 1º Torneio de Física para Meninas (TFM), 5 estudantes do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Pedro Coelho de Resende, localizado no município de Boa Hora, se destacaram com a conquista de medalhas de bronze. São elas: Anna Livia Paulino Messias, Anny Rafaella Pereira Da Silva, Dhenice Vitória Alves Sá, Iris Lohanny Gomes Saraiva e Maria Rita Paulino Resende. Todas são alunas da 2ª série do Ensino Médio no CETI.
Dhenice Vitória Alves Sá expressa seu sentimento com a conquista alcançada e revela como se preparou para a prova. “A sensação de ganhar essa medalha é quase impossível de descrever, mas sei que estou totalmente feliz e realizada com essa conquista. Tive uma preparação bastante intensa já na primeira fase e intensifiquei ainda mais para a segunda. Foram dias estudando, resolvendo questões e aprendendo novos assuntos para que eu pudesse estar bem preparada para poder realizar essa prova. Conseguir essa medalha, que foi tão desejada e buscada por mim, é uma conquista incomparável”, conta a aluna.
A professora e orientadora das alunas, Edina Rezende, revela que conseguiu inscrever 36 meninas para a primeira fase do torneio e conta que, para a preparação delas, foi criado um grupo de WhatsApp. “As meninas foram preparadas para esse torneio tanto de forma on-line como presencial. Resolvíamos questões, discutíamos conteúdos no grupo de WhatsApp e eram compartilhadas orientações para a prova. O sentimento é de gratidão pelo empenho das meninas. Elas se saíram muito bem e isso foi muito importante para elas e para a escola”, afirma a professora.
Em sua primeira edição, o TFM é uma competição nacional direcionada a estudantes do gênero feminino que estão matriculadas no Ensino Médio de escolas públicas ou privadas de todo o território brasileiro. O torneio tem por objetivo incentivar a participação feminina em olimpíadas científicas, com foco na disciplina de Física, criando um espaço de olimpíada em que as estudantes brasileiras possam competir e serem premiadas de forma igualitária, desenvolvendo a confiança em seus potenciais para as demais olimpíadas, testes de seleção e desafios estudantis.
O TFM se divide em duas fases. A prova da 1ª Fase foi realizada no formato on-line, constituída por 15 questões objetivas, cada uma com 5 itens de múltipla escolha e com no máximo 2 horas de duração para sua resolução. Já a prova da 2ª Fase foi realizada no formato presencial, sendo composta por 5 questões discursivas, com no máximo 4 horas de duração para sua realização.
O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira comemorou o destaque que os jovens vêm alcançando nas olimpíadas e torneios do conhecimento. “Sempre acreditamos que os nossos estudantes podem ir muito longe, seja através de olimpíadas do conhecimento, torneios, competições esportivas, aprovações para o Ensino Superior, dentre outras. Estamos cada vez mais orgulhosos desses jovens, que têm nos provado a cada dia serem os grandes protagonistas do nosso estado”, declarou o secretário.