Piaui
17.08.2023Nesta terça-feira (15), durante a 21ª edição do Salão do Livro do Piauí (Salipi), as estudantes da Rede Pública de Ensino Estadual do Piauí, Sarah Emilly de Sousa Santos e Lorrany Soares Ribeiro, participaram de um bate-papo muito especial dentro da programação do Estação Letras e Expressões, espaço dedicado a escritores consagrados e principiantes do meio intelectual piauiense, brasileiro e internacional.
Alunas de Ensino Médio em Tempo Integral, Sarah e Lorrany tiveram a oportunidade de compartilhar com o público suas rotinas de estudos, dicas de leitura e os projetos que participaram na escola que foram fundamentais para que elas fossem as escolhidas para representar o Piauí em dois dos mais importantes concursos de redação do Brasil: o Concurso Internacional de Cartas e o Concurso Jovem Senador.
Estudante da 1ª série do Ensino Médio no Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) João Henrique de Almeida Sousa, em Teresina, Sarah Emily contou como foi a sua preparação para a 52ª edição do Concurso Internacional de Redação de Cartas, promovido pelos Correios. “Na escola nós tivemos todo o suporte dos professores e gestores. Além disso, o meu hábito de leitura ajudou bastante a escrever a redação”, explicou. Emily também falou sobre quando teve início o prazer pela leitura. “Começou na infância através do incentivo dos meus pais, que leem muito. Eu sempre fui muito curiosa, gostava muito de falar e acabamos partilhando este gosto em comum. Eu sou muito grata a meus pais por terem me incentivado”, completou.
O professor Gilson Carlos da Silva, do CETI João Henrique de Almeida Sousa, contou como foi o processo de preparação dos alunos para o Concurso Internacional de Cartas dos Correios. Para ele, o hábito de leitura foi fundamental para a classificação da Sarah. “É a leitura que favorece uma boa produção textual. Por isso, para se fazer um bom texto, continue cultivando o hábito da leitura”, incentivou.
Estudante do Centro Estadual de Tempo Integral Letícia Macedo, em Anísio de Abreu, município que fica a 576 quilômetros de Teresina, Lorrany Soares Ribeiro vai representar o Piauí no Concurso Jovem Senador 2023, após ter vencido a etapa estadual da competição. Aos 16 anos, a jovem integra o grupo de ganhadores que participarão da Semana de Vivência Legislativa que acontece no Senado Federal, em Brasília.
O hábito de leitura da estudante surgiu a partir de sua irmã. “Quando criança fiz birra e, como castigo, minha irmã disse que eu teria que ler O Pequeno Príncipe e fazer um resumo. Foi a partir desta leitura e deste resumo que adquiri o gosto pela leitura”, conta. Os primeiros livros foram adquiridos em 2019 com os vales-livros que ganhou após vencer a Olimpíada de Língua Portuguesa na categoria Crônicas. “O conselho que dou para as pessoas que querem ter o hábito de leitura é começar pelo que você gosta”, finaliza.
A Secretaria de Estado da Educação (SEDUC) vem desenvolvendo uma série de projetos e iniciativas para promover o protagonismo dos estudantes da Rede Pública Estadual, garantindo as primeiras colocações no IDEB e o acesso ao Ensino Superior. “Projetos como o Seduc Olímpica, que prepara os estudantes para as principais olimpíadas de conhecimento do país; as revisões Pré-Enem Seduc + Pré-Saeb, que têm como objetivo a inclusão universitária e revisões para o Saeb com foco na aprendizagem de Língua Portuguesa e Matemática; e os programas Seduc Tec, com novas opções de cursos para os estudantes e o Oportunidade Jovem, que desenvolvemos ainda nestes primeiros seis meses de gestão e que já estão rendendo excelentes resultados. Temos mais alunos em sala de aula devidamente preparados para as universidades e capacitados para o mundo do trabalho”, pontua o Secretário da Educação Washington Bandeira.