Aluna e professor do Atheneu Sergipense participam de Congresso Internacional

Sergipe

13.09.2022

O Centro de Excelência Atheneu Sergipense, escola pública localizada em Aracaju, realizou sabatinas com candidatos ao governo do estado e a cargos do Legislativo estadual e federal por meio de um projeto para estimular a participação política de adolescentes.

A iniciativa, intitulada Atheneu Políticas Públicas (POP), foi criada pelo professor de Sociologia Yuri Norberto e é dividida em três fases: POP descomplica, POP debate e POP sabatina.

Para compartilhar a experiência sergipana, a estudante Renata Aragão e o professor Yuri Norberto foram convidados a participar do 6º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação da Jeduca, que acontece em São Paulo, nos dias 12 e 13 deste mês, onde reúne jornalistas nacionais e internacionais.

A estudante Renata Aragão e o professor Yuri Norberto falaram em "Política na Escola: alunos sabatinam candidatos". Eles contaram como foi organizar e realizar sabatinas com candidatos dentro do colégio. A mediação foi da jornalista Thais Borges.

O professor Yuri falou da missão que o projeto tem para a escola pública. "O POP é um conjunto de aulas estruturadas que tem o objetivo de levar o tema da política para a sala de aula de forma sistematizada e estruturada, na linguagem jovem. A partir daí os jovens são estimulados a pensar sua realidade, e o protagonismo surge como reação natural. É um projeto que sinaliza para eles que são sujeitos do mundo que estão construindo”, pontuou, ao acrescentar que o convite para participar do Congresso foi um reconhecimento a todo o trabalho dos que fazem o POP acontecer. "Ser do menor estado e ter esse reconhecimento nacional é muito orgulho para nós que fazemos a escola pública sergipana".

A estudante Renata Aragão realizou a sabatina com alguns candidatos sergipanos e falou aos jornalistas que o momento representa a nova era da juventude. "O POP Atheneu representa uma nova era do jovem e tem a finalidade de fazer com que eles conheçam os políticos que atuam no nosso Estado, de modo que eles percebam o que a nossa população precisa dentro da nossa realidade. Muitos jovens ainda não gostam de política e agora eles se interessam em conhecer candidatos, suas propostas e pensam naquilo que acham melhor para eles”, relatou.

Renata Cafardo, presidente da Jeduca, falou sobre a importância de ter uma escola pública realizando esse trabalho. "Tê-los  nessa mesa é  sensacional. É muito importante a política e a discussão das eleições estarem no ambiente escolar. Essa é a função da educação, mostrar também o que está acontecendo, e isso inclusive atrai o estudante" disse Renata ao parabenizar o Atheneu Sergipense por essa iniciativa.

Em Aracaju, o gestor da unidade de ensino, professor Daniel Lemos reuniu os demais estudantes para acompanhar, ao vivo, a transmissão da sabatina.

O Atheneu POP também  participou do debate com os representantes sobre planos de governo de educação dos candidatos à presidência mais bem colocados nas últimas pesquisas, mediado por  Renata Cafardo (Estadão) e Antônio Góis (O Globo). O professor Yuri Noberto aproveitou o encontro e convidou Reginaldo Lopes, representante do candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT); de Rossieli Soares, representante da candidata Simone Tebet (MDB); de Nelson Marconi, representante do candidato Ciro Gomes (PDT) a participarem da sabatina realizada pelo POP Atheneu. 

Congresso

O 6º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação da Jeduca terá 17 atividades sob o tema central do nosso encontro "Eleições e a cobertura de educação nos próximos anos".