Aluna de Santa Catarina conquista medalha de ouro em Campeonato Nacional de Xadrez

Santa Catarina

16.11.2022

Quando se entra em uma competição, o objetivo é só um: alcançar o primeiro lugar. E foi isso que a aluna Maria Paula da Silva Cardoso, da Escola de Educação Básica (EEB) João dos Santos Areão, em Santa Rosa do Sul, fez ao participar do Campeonato Brasileiro de Xadrez, saindo de lá com o troféu de campeã.

A estudante da terceira série do Ensino Médio fala que essa não foi a primeira competição que disputou, mas que já viu uma grande evolução no seu jogo. “Já disputei vários torneios, mas esse é o meu segundo campeonato brasileiro. Foi um sonho realizado, no dia não estava vendo o quão bem fui, mas hoje eu vejo que evolui demais desde o ano passado, que tinha ficado em quinto lugar”, explica Maria Paula.

Entretanto, para chegar neste campeonato, a estudante disputou o Catarinense Escolar, conquistando o primeiro lugar e garantindo a inscrição. Ela foi a representante oficial sub-18 de Santa Catarina na competição disputada em Minas Gerais.

O começo de Maria no xadrez e o apoio

Todo atleta, independente do esporte, tem que começar por algum lugar e idade. Seja desde pequeno ou descobrindo o gosto por alguma modalidade enquanto vai crescendo, em algum momento da vida ele vai se encontrar criando um hábito em torno daquilo que gosta, e para Maria Paula não foi diferente.

A aluna fala que aprendeu a jogar com apenas oito anos, na escola, mas que de início não se interessou pela modalidade. Foi então que, aos 16 anos, deu uma nova chance e se interessou mais. “No fim de 2020 eu comecei a usar o tempo livre na pandemia para jogar e treinar online, segui treinando firme em 2021 e comecei a jogar os primeiros torneios presenciais e treinos presenciais”, explica ela.

Para chegar onde chegou Maria teve muito apoio, fosse da família ou da própria escola. O gestor geral da EEB João dos Santos Areão, Paulo Roberto Santos Bitencourt, conta que foi uma grande satisfação para todos — foi feito um painel para homenagear a aluna.

Esse tipo de apoio é muito importante para os jovens que disputam algum tipo de campeonato. Ver que o local em que se estuda também apoia seus sonhos dá um incentivo maior para que esse objetivo seja alcançado e que você considere seguir na carreira.

Maria é uma aluna que passou por isso. Ela conta que se sentiu muito feliz por ver como a escola estava apoiando seu sonho. “Eu fui a mais feliz da história com o apoio mostrado por eles, inclusive nas postagens que fizeram e o mural exposto. Não tenho palavras suficientes para agradecer, só sei que tenho muita sorte de estudar em um lugar que realmente me apoia e acredita em mim”, fala a estudante.

Além da escola, a competidora ficou feliz com o apoio recebido pela família. Ela diz que a mãe foi a primeira a saber da vitória. “Minha mãe foi a primeira da minha família a saber e já estava na torcida em casa. Todos ficaram muito felizes e eu mais ainda quando vi o grupo da família cheio de mensagens de celebração”, contou Maria.

Futuro no esporte e próximos campeonatos

Quando se ganha uma vez, você com certeza quer ganhar mais, quer evoluir. Ninguém quer ficar pra trás ou acabar regredindo. O esporte te faz correr cada vez mais atrás do seu sonho depois que você experimenta pela primeira vez ganhar um campeonato, seja ele grande ou pequeno.

Por conta disso, a xadrezista fala que o troféu, o título de Campeã Brasileira de Xadrez e o torneio em si, trouxeram muita experiência e aprendizado para que consiga seguir uma carreira na área.

A aluna revela que é um desejo seguir com o xadrez no futuro. “É um sonho muito grande fazer disso minha carreira. Saindo do Ensino Médio e entrando para uma faculdade de Educação Física, para trabalhar com esse esporte que tem todo o meu amor”, explica Maria.