Aluna de São Luiz ganha medalha de ouro na 14° edição da Olimpíada de Matemática

Roraima

25.09.2019

Por: Marília Mesquita

Foto: Ascom/Seed

Nesta terça-feira, 24, 70 alunos receberam as medalhas e certificados referentes a 14° edição da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas). O evento ocorreu no auditório Alexandre Borges, da UFRR (Universidade Federal de Roraima).

Dos 70 alunos premiados, 63 receberam medalhas de bronze, cinco de prata e dois de ouro. A aluna Ávila Vitória Coelho, 14, da Escola Estadual Professor Alan Kardec Dantas Haddad, localizada no município de São Luiz, sul de Roraima, foi à única medalhista de ouro. Segundo a estudante, esta é a primeira vez que participa da prova.

“Realizar o exame foi uma experiência nova, pois nunca tinha feito a prova, nem ouvido falar dela. Foi tudo muito rápido, pois tinha chegado à cidade há pouco tempo”, explicou a estudante.

Após passar da primeira fase, Ávila começou a se dedicar mais estudando nos horários opostos às aulas. Além da medalha de ouro, Ávila viajou para Salvador em julho “Quando eu passei não acreditei. Foi uma grande conquista na minha vida, que valeu a pena cada esforço e dedicação”, ressaltou Ávila.

A estudante contou com o apoio do professor de matemática da escola, Aelhoelson Gomes, que criou um grupo de estudos com os alunos que passaram para a segunda fase. “Participar desse momento não tem preço. Valeu a pena cada esforço e dedicação. A recompensa de ser professor é isso, ver os nossos alunos se destacando. Esse é o nosso incentivo”, destacou Gomes.

Além dos estudantes, os professores dos municípios de Boa Vista, Alto Alegre, Mucajaí, Pacaraima e Rorainópolis receberam certificados e livro de apoio. 

Ana Cristina Piuco participou da solenidade representando a Seed (Secretaria de Educação e Desporto). Também participaram o reitor da UFRR, professor doutor Jefferson Fernandes, professor do curso de matemática da UFRR e coordenador do Programa, Lindeval Lima, e o coordenador regional da OBMEP, Gilson Costa, além dos pais, gestores e professores.

OBMEP - A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.