Aluna da rede estadual tem artigo sobre ‘Ondas Gravitacionais’ publicado em revista científica

Espirito Santo

15.03.2023

Ana Júlia de Paula Poloni, aluna da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Emir de Macedo Gomes, de Linhares, conquistou um espaço para o artigo que escreveu sobre Ondas Gravitacionais, em uma revista científica. Intitulado “Reflexões acerca das ondas gravitacionais: O que aprendi na Iniciação Científica Junior”, o artigo pode ser conferido na revista Cadernos de Astronomia.

Clique AQUI para ler o artigo.
https://periodicos.ufes.br/astronomia/article/view/39889

O artigo traz a perspectiva histórica de conceitos ligados à Teoria da Relatividade Geral e pode ser usado por professores da Educação Básica para introduzir esse tema em sala de aula, tendo em vista que a aluna descreve o fenômeno utilizando uma linguagem menos técnica e mais acessível a um público diverso.

A aluna participou da Mostra de Astronomia do Espírito Santo em 2021 e 2022 e teve um dos trabalhos mais bem avaliados na edição da mostra. Após o evento, Ana Júlia de Paula Poloni foi selecionada para receber uma bolsa de iniciação científica, como incentivo para continuar sua pesquisa. Para aprimorar seu trabalho, a estudante participava de reuniões aos sábados com um grupo de pesquisa sobre Astronomia.

Durante os estudos de iniciação científica, a estudante contou com a professora e orientadora, Wanessa Santos Santana. “Eu, enquanto professora e orientadora da aluna, me sinto orgulhosa. Acredito ser importante mostrar que alunos de escolas públicas têm lugar na produção científica, a fim de inspirar outros alunos da rede a seguir essa mesma trajetória”, disse.

A professora Wanessa Santos Santana ressaltou que o Novo Currículo do Ensino Médio prevê tópicos ligados à Astronomia, História e Filosofia da Astronomia e Relatividade.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini/ Soraia Camata
mirelamarcarini@sedu.es.gov.br / sccanal@sedu.es.gov.br 
(27) 3636-7888