Amazonas
29.08.2025A estudante Maria Luiza Vieira, da Escola Estadual (EE) Tenente Coronel Cândido José Mariano (CMPM V), representou a rede estadual de ensino do Amazonas, no mês de agosto, na etapa internacional do Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM). Entre os dias 11, 12 e 13 de agosto, a aluna esteve presente em Foz do Iguaçu, no Paraná, para discutir com outros 26 estudantes de países-membros do Mercosul sobre política e cidadania.
Por meio de iniciativa do Setor Educacional do Mercosul (SEM), a estudante Maria Luiza, durante os três dias de viagem, pode exercer o protagonismo juvenil frente à questões de importância regional, nacional e internacional. Elaborando propostas e discutindo temas, como mudanças climáticas, a aluna, acompanhada de seu professor, Marcelo Castro, adquiriu novos conhecimentos e experiência.
Segundo a estudante, a realização da atividade foi um divisor de águas em sua vida. Para Maria Luiza, além de debater sobre temáticas atuais, como questões sobre o meio ambiente, o momento permitiu que ela desenvolvesse habilidades criativas em relação à escrita e oralidade. A jovem também sentiu a importância de contribuir com discussões para o bem comum.
“Além de você fazer a diferença, fazer parte da diferença, você acumula uma chama que pode iniciar uma mudança no mundo, de alguma forma. Também é um momento especial, é algo que você vai levar para o resto da vida, para o currículo”, compartilhou a aluna.
Protagonismo estudantil
O coordenador do Ensino Médio, da Secretaria de Educação, Maurício Oliveira, afirmou que a implementação da política nacional do Ensino Médio, que busca valorizar o protagonismo juvenil, incentiva todos os alunos da rede estadual de ensino a participarem de competições e olimpíadas, então a Secretaria busca abranger essa política com diversas ações.
“Estamos buscando, cada vez mais, valorizar os nossos estudantes do Ensino Médio dentro dessa política nacional. Certamente a aluna serve como exemplo. Vamos estar, cada vez mais, desenvolvendo e mobilizando a nossa rede para a participação dos nossos alunos nessas ações”, explicou o coordenador.
Iniciativas que transformam
Durante todo o processo, a aluna precisou realizar diversas atividades, uma delas sendo a de elaborar um projeto voltado para às mudanças climáticas, onde foi orientada de perto por seu professor de Biologia, Marcelo Castro. O educador acompanhou a aluna em todas as etapas do PJM, desde a inscrição até a viagem. Segundo ele, foi uma oportunidade de levar as ideias que foram discutidas em sala para o mundo.
“Nós representamos o estado do Amazonas, que tem essa característica super importante que é ser um dos estados mais preservados da Amazônia, então nós temos muito a contribuir nesse processo de mitigação de mudanças climáticas”, comentou o professor.
TEXTO: Andrya Pietra
FOTO: Moisés do Nascimento Bonfim/UNILA