Estudante da rede estadual de Itumbiara será a representante de Goiás no Jovem Senador 2019

Jovem Senador

10.10.2019

A estudante Jamily Kelly A. Souza Silva, do CEPMG Dionária Rocha, de Itumbiara, é uma das 27 selecionadas pelo programa Jovem Senador, promovido pelo Senado Federal. Com isso, ela será a jovem senadora goiana entre os dias 25 e 29 de novembro, no Senado Federal, em Brasília.

A redação, que garantiu o primeiro lugar e uma medalha de ouro para a aluna, teve como tema "O Brasil de Todos por Cada Um". Jamily foi orientada pela professora Jussara Martins Rodrigues, de Língua Portuguesa.

Na etapa semifinal, o Jovem Senador seleciona três redações por Estado, sendo que o primeiro lugar garante o direito de ir a Brasília e os demais recebem medalhas de bronze e prata, respectivamente. O segundo lugar ficou com Natália Estelita Santos, do Colégio Estadual Jales Machado, em Goianésia; e o terceiro lugar foi para Maykon Vinnycios Queirós Silva, do Colégio Estadual Hermínio Rodrigues Leão, em Santo Antônio da Barra. 

Como representante de Goiás no programa, Jamily Kelly terá agora a oportunidade de participar das reuniões nas diversas comissões e de apresentar, discutir e aprovar propostas para projetos de lei em plenário.

Goiás é destaque

Goiás se destaca entre os Estados brasileiros com maior crescimento em participação de estudantes da rede pública no programa Jovem Senador, sendo 50% no número de redações produzidas neste ano. Foram 5.907 redações em 2019 e 3.931 textos em 2018.

O interesse dos jovens pelo tema da redação deste ano se deve à ampla divulgação e mobilização realizada pela Superintendência de Ensino Médio, pela Coordenação de Protagonismo Juvenil e pelas 40 Coordenações Regionais de Educação são os fatores que contribuíram para o aumento na quantidade de redações inscritas.

Consciência política

O programa Jovem Senador foi criado com o objetivo de fomentar a consciência política dos jovens, fortalecer a democracia e estimular o exercício da cidadania. Esse ano, o tema central das redações foi “Cidadão que Acompanha o Orçamento Público dá Valor ao Brasil”. Cada estudante, no entanto, pode escolher um subtema.

O Jovem Senador é realizado anualmente e proporciona aos estudantes do Ensino Médio da rede pública conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do poder Legislativo brasileiro. A legislatura dos jovens senadores tem duração de quatro dias e inclui a posse e a eleição da mesa diretora.

O programa é desenvolvido em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e conta com o apoio das secretarias estaduais de Educação.