Aluna da Escola David Roldi é selecionada para etapa estadual da Olimpíada de Língua Portuguesa

Secretaria de Estado da Educação do ES

05.09.2019

Desde o início deste ano letivo, a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) David Roldi, de São Roque do Canaã, vem preparando os alunos para a Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP). A estudante Maria Luiza Boschetti, do 8º ano, destacou-se ao passar pelas etapas escolar e municipal. Ela agora está classificada para a etapa estadual. Na categoria Crônica, ela pesquisou e dissertou sobre a realidade de um cachorro que se tornou o xodó da comunidade de São Roque por acompanhar missas todas às vezes que o sino soa.

“Adorei participar da Olimpíada. Fiquei imensamente feliz ao saber que meu texto foi selecionado para a fase estadual. Nunca pensei que chegaria tão longe. Sempre tive amor por ler livros, principalmente com a temática do sobrenatural. Escrevo meu próprio texto em aplicativo e tenho o sonho de que este seja publicado”, disse Maria Luiza.

Sob a ótica da aluna, a crônica não poderia ser diferente e o personagem também não. Intitulada como “Algodão da cidade”, o texto desperta curiosidade no início da leitura em saber o que de fato vem a ser o “algodão”. A professora de Língua Portuguesa Mariza Vieira Matias Côgo, junto com o professor coordenador de Área (PCA) de Linguagens, André Lulio, traçaram diversas metodologias com a temática “O lugar onde vivo”, na qual os alunos puderam compreender a realidade do município de São Roque do Canaã e região.

A professora Mariza Côgo relatou que decidiu começar apresentando diversos tipos de crônicas, de autores distintos, inclusive produções de alunos finalistas de edições anteriores da Olimpíada de Língua Portuguesa. “Apresentei aos alunos o jornal, que foi onde a crônica surgiu. Com isto, conheceram outros tipos de textos jornalísticos (a notícia e a reportagem), produziram um telejornal e conheceram muito mais do lugar onde vivem. Participar da 6º edição da OLP foi engrandecedor para ambas as partes”, disse.

A OLP conta com as etapas: escolar, municipal, estadual, regional (semifinal) e a nacional (final).

A Olimpíada

Com o objetivo de contribuir para a melhoria do Ensino e aprendizagem da leitura e escrita nas escolas públicas de todo País, por meio de ações de mobilização para a formação de professores de Língua Portuguesa, o Itaú Social criou em 2002, sob a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária, o Programa Escrevendo o Futuro (Cenpec), voltado para ações de formação presencial e à distância. O programa disponibiliza materiais com orientações pedagógicas e promoção da reflexão sobre práticas educativas.

Em 2008, o programa foi ampliado a partir de uma parceria com o Ministério da Educação para a criação da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, um concurso de produção de textos entre alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da 1ª a 3ª série do Ensino Médio.

Nesta edição, a Olimpíada reforça a valorização da interação de crianças e jovens com seu território, e retoma o tema “O lugar onde vivo”. Assim, para participar do concurso, o estudante deve resgatar histórias, estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade, o que contribui para o desenvolvimento de sua cidadania.

Confira o REGULAMENTO

Texto: Soraia Camata