Alimentação escolar estadual é tema de Congresso Internacional de Políticas Públicas, em Santa Catarina

Santa Catarina

23.06.2017

Como referência nacional na inserção da agricultura familiar na alimentação escolar, a Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina foi convidada a participar do Congresso Internacional de Políticas Públicas promovido pela Univali de Itajaí entre os dias 21 e 23 de junho. A frente da Diretoria de Articulação com os Municípios, Osmar Matiola, apresentou as experiências exitosas da atual gestão e os avanços dos últimos quatro anos. 

De acordo com o diretor, o que contribuiu com o avanço do Governo do Estado de Santa Catarina na compra dos gêneros alimentícios da agricultura familiar foi o comprometimento dos setores envolvidos como os agricultores familiares, o Ministério do Desenvolvimento Agrário, a Secretaria de Estado da Agricultura e a Epagri. “Essa prática reforça a necessidade de articulação do Governo e da sociedade para que tenhamos êxito nas metas. Conseguimos grandes avanços nos últimos anos, ampliando a oferta de alimentos frescos para nossos alunos e movimentando a economia dos pequenos agricultores”, destaca. 

Em 2017, a compra dos produtos chegou a 40%, sendo a exigência da Lei Federal de no mínimo 30%. Este ano serão cerca de 4 mil agricultores familiares beneficiados com a compra dos produtos para as escolas estaduais, com um investimento previsto de R$ 16 milhões.

Com o objetivo de promover a troca de experiências e a comunicação entre pesquisadores, professores e atores sociais, o evento aproxima os representantes de diversos segmentos do Estado para refletir sobre os desafios e as perspectivas das políticas públicas na América Latina.