Alfabetizandos do sistema prisional alagoano recebem kits de estudo

Alagoas

03.03.2015

 Secretaria de Estado da Educação (SEE) e a Superintendência de Administração Penitenciária (SAP) promoveram nesta sexta-feira (27) a entrega de kits de estudo para 125 reeducandos que participam do Programa Brasil Alfabetizado (PBA).

Ao todo, cinco turmas do programa de alfabetização funcionam nas unidades prisionais alagoanas. Na ocasião, além da entrega dos kits, a SEE realizou reunião e formação pedagógicas com os dois formadores que atuam no sistema e que também são apenados.

“Estamos no quinto mês do PBA aqui no sistema prisional e a previsão é que já em abril tenhamos a certificação dos alfabetizandos”, adianta a coordenadora do programa na SEE, Adeilma Fonseca.

A diretora de Educação, Produção e Laborterapia da SAP, Andréa Rodrigues, destaca que a parceria com a SEE proporciona novas perspectivas aos privados de liberdade. “Além de colaborar com a ressocialização destas pessoas, o processo educativo também propicia oportunidades de trabalho aos nossos dois reeducandos alfabetizadores”, salienta.

A parceria entre Secretaria de Educação e sistema prisional também oferta a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e cursos de preparação para o mercado de trabalho e inclusão digital. “No sistema ainda oferecemos cursos profissionalizantes do Pronatec em parceria com Ifal [Instituto Federal de Alagoas), Ufal, Senac e Senai”, complementa  Andréa.

Conclusão

A oferta do PBA pela rede estadual atinge dez mil alfabetizandos em todo o estado. Em março, serão concluídos os estudos das primeiras turmas da oitava etapa do programa. “Teremos turmas concluindo suas atividades na 8ª Coordenaria Regional de Educação, que abrange os municípios da Bacia Leiteira e na 2ª, que contempla São Miguel dos Campos e região”, diz Adeilma.