Paraná
07.01.2025Foi publicado, nesta segunda-feira (06) o edital de chamamento público para a seleção e classificação dos interessados em atuar como alfabetizadores por meio do Programa Alfabetiza Paraná. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR), por intermédio do Departamento de Educação Profissional e EJA, tendo por objetivo atender à demanda de alfabetização de jovens, adultos e idosos, promovendo a superação do analfabetismo. O programa integra, em âmbito estadual, a 13ª edição do Programa Brasil Alfabetizado (PBA), do Ministério da Educação (MEC).
O processo de chamamento público, regido pelo Decreto n.º 10.959, de 2022, visa selecionar alfabetizadores bolsistas que irão realizar atividades de alfabetização de jovens, adultos e idosos, pelo período de 06 (seis) meses. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas entre 10 de janeiro e 13 de fevereiro de 2025.
O chamamento é aberto a candidatos que possuam certificação de conclusão de nível médio ou superior (preferencialmente com habilitação em Magistério ou Formação de Docentes) e disponibilidade de tempo para cumprir as atividades exigidas. Servidores públicos também poderão se inscrever, desde que a carga horária do PBA não conflite com a de seus cargos efetivos. Confira no Edital a lista completo dos critérios para participação.
Com objetivo de alcançar até 17 mil alunos em todo o estado, o programa promoverá a abertura de mais de 1.200 turmas, distribuídas por todos os Núcleos Regionais de Educação (NREs) e oferecerá uma bolsa no valor de R$1.200,00 mensais aos participantes. Os recursos são oriundos do saldo remanescente de R$ 17 milhões, repassados pelo Governo Federal no âmbito do PBA. A bolsa visa custear despesas com atualização e custeio das atividades, sendo paga pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR).
ATIVIDADES - Entre as ações a serem desenvolvidas pelos profissionais selecionados estão identificação e cadastro dos alunos alfabetizandos, organização das turmas, aplicação de testes de desempenho, manutenção de registros de frequência entre outros.
Os alfabetizadores terão carga horária semanal de 12 horas aula, distribuídas em 10 horas aula para as atividades de alfabetização e 2 horas aula para reuniões de formação. Durante a execução do programa, os alfabetizadores poderão atuar em até duas turmas de alfabetização, desde que respeitadas as condições de capacidade e horários.
“Políticas de combate ao analfabetismo são essenciais para transformar vidas, permitindo que milhares pessoas tenham novas oportunidades. Por meio do trabalho essencial dos alfabetizadores, temos esperança de alcançar cada canto do Paraná, promovendo um futuro mais justo e igualitário para as comunidades”, afirma o secretário de estado da educação, Roni Miranda.
Confira mais informações no Edital.