"Alfabetiza Pará" garante formação continuada para professores de Belém

Pará

22.09.2023

Em mais uma das ações do programa "Alfabetiza Pará", realizado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) em regime de colaboração com os municípios, professores alfabetizadores da rede estadual de Belém participaram do Encontro Formativo para Professores Alfabetizadores, promovido pela Diretoria Regional de Ensino Belém 01. A proposta é proporcionar a aprendizagem de novos conhecimentos teóricos e práticos necessários ao desenvolvimento dos trabalhos em sala de aula. O evento começou na última quinta-feira (21) e segue até esta sexta-feira (22).

Mais de 70 educadores de 24 escolas que integram a Diretoria Regional de Ensino Belém 01 estiveram presentes no encontro, realizado na Escola Estadual Graziela Moura Ribeiro, e que contou com diversas atividades, como apresentações educacionais, estudos de textos e leituras, dinâmicas pedagógicas e exposição temática. As formações integram o "Alfabetiza Pará", que promove as iniciativas durante todo o mês.

A dirigente Juliana Lourinho destacou que o aprimoramento ajudará os educadores com as dinâmicas e ferramentas necessárias para atrair cada vez mais as crianças para o ambiente escolar e alcançar a alfabetização na idade certa.

“Estamos trabalhando com o lúdico, que faz com que a criança vá para escola e tenha um entusiasmo para aprender. E assim, por meio dessa ludicidade, ela possa se alfabetizar. O que nós queremos aqui, durante esses dois dias de formação, é fazer com que o nosso professor se torne mais dinâmico, programe aulas mais prazerosas, fazendo com que eles sejam também protagonistas na sala de aula”, disse.

Para a professora da Escola Santa Luiza de Marillac, Lúcia Quaresma, o processo formativo contribuirá para o desenvolvimento profissional dos educadores.

“Eu acredito que essa formação para o professor alfabetizador é essencial para avaliarmos nossas práticas, envolvendo a criatividade em oferecer um ambiente alfabetizador significativo para nossas crianças. Muitas vezes, o professor está na sala de aula, e precisa de um incentivo para reavaliar a sua prática e elaborar um projeto pedagógico, conforme a realidade da criança que ele tem ali. Acredito que todos podemos aprender de diferentes formas, e a alfabetização, ela vem ajudar nessa compreensão para o professor”, finalizou.

"Alfabetiza Pará" - É um programa em regime de colaboração do Governo do Estado do Pará e da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) que auxilia os municípios no desenvolvimento dos alunos dos anos iniciais durante o período de alfabetização. A proposta é disponibilizar recursos, ferramentas pedagógicas e avaliativas para que as cidades melhorem o ensino ofertado nas redes municipais e estadual, atendendo, inclusive, aos requisitos do ICMS Educacional, aprovado na Assembleia Legislativa (Alepa) em 2022.

 

Texto: Clayton Santos/Ascom Seduc