Alan Porto conclui capacitação em liderança e inovação de políticas públicas para educação

Mato Grosso

30.01.2023

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, participou, na sexta-feira (27.01), em Washington (EUA), das atividades de encerramento do Treinamento em Alta Governança Educacional, promovido pela Varkey Foundation e Comunidad Atena. O evento reuniu ministros e secretários de Educação de vários países da América Latina.

Durante três dias de intenso trabalho, os participantes realizaram uma agenda de atividades que incluíram capacitação em liderança e inovação em políticas públicas, conferências e palestras de especialistas, espaços de debate e networking, encontros estratégicos com atores educacionais globais e funcionários do Departamento de Educação nos Estados Unidos e até uma visita a escolas de Washington para conhecer como funciona o sistema local.

O palco das palestras, rodas de conversas e de trocas de experiências foi a Universidade de Georgetown, que teve a honra de receber a primeira rede de ministros sob o nome de Comunidade Araucária, em iniciativa promovida pela Fundação Varkey, Comunidade Atenea e aliados como a própria universidade, o Banco de Desenvolvimento da América Latina, Fundação Coppel, Fundação Incluindo México, Instituto Natura, solução educacional Ticmas, BID, Templeton World Charity Foundation e a Fundação Lemann.

A Comunidade Araucária nasceu com o objetivo de estreitar laços e abrir espaços de diálogo e busca de soluções para problemas comuns. Encerrando o primeiro encontro, alguns dos ministros e secretários compartilharam suas impressões e expectativas para o que está por vir a partir desse treinamento.

“Foi gratificante participar desse evento estratégico e, agora, passo a fazer parte da Comunidade Araucária. Muitas das experiências apresentadas aqui vão servir de base para novos projetos na educação pública de Mato Grosso”, disse Alan Porto.

Na análise final do secretário, ele disse que o treinamento apresentou muitas soluções interessantes que otimizarão recursos humanos, materiais e financeiros. “Vimos aqui inúmeras oportunidades para melhorar, ainda mais, a educação. O treinamento foi valioso, pois, enquanto autoridades temos a obrigação de tomar decisões de políticas públicas em questões educacionais”.

A viagem do secretário foi custeada pela Varkey Foundation, uma das responsáveis pelo convite para o evento.