Colégios militarizados de Roraima iniciam cerimônias de entrega de condecorações

Roraima

13.03.2024

Começou a temporada de cerimônias de entrega de alamares para os estudantes da rede de CEMs (Colégios Estaduais Militarizados) de Roraima. Nesta terça-feira, 12, a entrega aconteceu para os estudantes dos colégios Irmã Maria Teresa Parodi, no bairro Cidade Satélite, e Vitória Mota cruz, no Paraviana.

No total, 4.254 estudantes das unidades de ensino serão agraciados com os alamares. A cada encerramento do bimestre, os alunos destacados são agraciados com a homenagem. A condecoração é referente ao 4º bimestre letivo de 2023.

A honraria é entregue para os estudantes que alcançaram nota igual ou superior a 8,5 em todos os componentes curriculares. O secretário-adjunto da Coordenação dos Colégios Estaduais Militarizados da Seed (Secretaria de Educação e Desporto), coronel José Rodrigues, detalhou sobre outros critérios avaliados para a condecoração.

“Para se qualificar no alamar é necessário que o aluno obtenha uma nota superior a 8,5 em todas as disciplinas, além de não ter ficado em recuperação em nenhuma delas. Embora o incentivo valorize o reconhecimento do desempenho escolar, critérios adicionais como comportamento, assiduidade, pontualidade e participação nas atividades escolares também são levados em consideração”, explicou.

As solenidades de entrega dos alamares fazem parte da rotina dos colégios militarizados e acontecem em uma programação que segue até o dia 05 de abril tanto na capital quanto no interior de Roraima.

AGENDA

Nesta quarta-feira, 13, as cerimônias acontecem nos CEMs Senador Hélio da Costa Campos, bairro Silvio Leite, Luiz Ribeiro de Lima, bairro Equatorial e Professora Maria Nilce Macêdo Brandão, no bairro Cauamé.

Na quinta-feira, 14, será no CEMs Dr. Luiz Rittler Brito de Lucena, bairro Nova Cidade, Carlos Drummond de Andrade, bairro Pricumã e Fernando Grangeiro de Menezes, bairro Caranã.  Encerrando a semana, na sexta-feira, 15, realizam a cerimônia o CEMs Professora Conceição Costa e Silva, bairro Senador Helio Campos e Professora Maria de Lourdes Neves, bairro Pintolândia.

No dia 18 de março será a vez dos CEMs Professora Wanda David Aguiar, Professor Carlo Casadio e Presidente Tancredo Neves. No dia 19, os CEMs Pedro Elias Albuquerque Pereira, Maria Sônia de Brito Oliva e Mariano Vieira (Normandia). No dia 20 acontece nos CEMs Antonia Tavares da Silva (Rorainópolis) e Ovídio Dias de Souza (Amajari).

No dia 21 os alamares serão entregues nos CEMs Desembargador Sadoc Pereira (Alto Alegre), Dom Pedro II (Iracema) e Maria Mariselma de Oliveira Cruz (Mucajaí). No dia 22, será a vez dos CEMs Nova Esperança (Vila Samaúma), João Rodrigues da Silva (São Luiz do Anauá) e José Aureliano da Costa (Cantá).

No dia 25 de março o CEM Aldébaro José de Alcântara (Bonfim) realiza a cerimônia. No dia 27 será a vez do CEM Elza Breves de Carvalho e no dia encerrando no dia 5 de abril no CEM Professora Maria dos Prazeres Mota.

REDE DE COLÉGIOS MILITARIZADOS

Atualmente a Rede de Colégios Estaduais Militarizados é formada por 34 instituições e atende 22.598 estudantes, segundo dados do Censo Escolar.

São 20 unidades na capital e 13 no interior (Mucajaí, Iracema, Caracaraí, Rorainópolis, Pacaraima, Bonfim, Alto Alegre, São Luiz do Anauá e Amajari) e mais o CME (Colégio Militar Estadual) Cel. PM Derly Luiz Vieira Borges.

JORNALISTA: Layse Menezes

FOTOGRAFIA: Ascom/Seed