Alagoas marca presença na 1ª reunião do Consed em 2022

Alagoas

20.04.2022

Troca de experiências, o cenário pós-pandemia para a educação e as ações de recomposição de aprendizagem foram alguns dos temas e debates propostos pela 1º reunião do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed) que aconteceu em Brasília (DF), na segunda-feira (18). Alagoas esteve representada pelo secretário interino da Educação, José Márcio de Oliveira, que apresentou algumas das estratégias implementadas na pasta no último ano.

“A reunião do Consed foi muito produtiva, onde pudemos nos encontrar nesse momento de retomada das aulas presenciais em todo o país e consolidar a agenda para este de ano de 2022. Tratamos questões prioritárias como as ações de recomposição de aprendizagem e preparação das redes de ensino neste período de arrefecimento da pandemia. O momento é, de fato, para analisar e tratar os efeitos da pandemia que começam a se materializar na educação”, explica o secretário José Márcio de Oliveira.

Ainda de acordo com o secretário, o momento propiciou o relato de experiências de todo o país neste momento de retomada da educação presencial. “Tivemos o relato de diferentes experiências pelo Brasil, que buscam dar resposta a essas ocorrências, além de mostrar o que estamos desenvolvendo em Alagoas. Vamos seguir um calendário durante todo o ano de 2022 para dar seguimento a todas essas ações”, completou José Márcio de Oliveira.

Prêmio Paulo Freire de Jornalismo

Neste ano, o Consed promoveu também a 1º Edição do Prêmio Paulo Freire de Jornalismo, uma iniciativa com o apoio da Unesco no Brasil. O objetivo foi premiar trabalhos jornalísticos com o tema “Educação Pública na Pandemia: inovação para manter a aprendizagem e o vínculo do aluno nas escolas das redes estaduais”.

Sobre o Consed

Fundado em 1986, o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) é uma associação de direito privado, sem fins lucrativos, que reúne as Secretarias de Educação dos Estados e do Distrito Federal. A finalidade do Consed é promover a integração das redes estaduais de educação e intensificar a participação dos estados nos processos decisórios das políticas nacionais, além de promover o regime de colaboração entre as unidades federativas para o desenvolvimento da escola pública.