'Ajudei meu pai em obras na universidade onde vou estudar', comemora estudante da rede estadual aprovado na Unifap

Amapá

25.06.2021

Por Fernando Carneiro


O estudante Dhomini Darlan de Souza Monteiro, de 18 anos, foi um dos aprovados no curso de engenharia civil da Universidade Federal do Amapá (Unifap). Aluno do programa Escolas do Novo Saber, de tempo integral, o jovem vai realizar o sonho de cursar o ensino superior em uma universidade pública.

Durante a pandemia, Dhomini conciliava os estudos remotos da Escola Estadual Profº José Firmo do Nascimento, zona sul de Macapá, com o trabalho de ajudar o pai na construção da parte elétrica de um dos blocos da mesma universidade onde foi aprovado no vestibular.Assim como Dhomini, até o momento, outros 28 estudantes das Escolas do Novo Saber conseguiram uma vaga em instituições de nível superior públicas ou privadas. 

“Eu tinha que assistir às vídeoaulas, resolver minhas atividades e, no contra-turno, trabalhar ajudando meu pai nas obras do bloco de Educação Física da Unifap. Enquanto eu via nossos esforços, sempre pensava que um dia era eu quem estaria estudando ali. E eu consegui!”, contou o estudante emocionado.

Há três anos, o jovem decidiu cursar o ensino médio em uma escola de tempo integral para melhorar seu desempenho. 

“A escola de tempo integral trouxe algo que eu nunca tive: os professores e os gestores próximos de mim, me incentivando para que eu não desistisse”, completou Dhomini.

Show de aprovações

Aos 18 anos, a estudante do Colégio Amapaense Andreia Rodrigues da Silva vai poder escolher onde cursar o nível superior: ela garantiu vaga em Ciências Naturais, na Universidade do Estado do Amapá (Ueap), e em Ciências Biológicas na Unifap.

“O modelo de Ensino Integral foi uma oportunidade de construir minha vida acadêmica e que me guiou até a universidade. Foi uma surpresa ser aprovada em dois cursos, mas a Unifap era o meu principal objetivo”, definiu a estudante.

Quem também obteve um resultado promissor foi o jovem Bruno Gabriel dos Santos Pereira, da escola Profª Maria Carmelita do Carmo. Aprovado em Teatro, na Unifap, e Engenharia de Pesca na Ueap, ele não vê a hora de iniciar essa nova etapa de sua vida acadêmica.

"Estou ansioso para o início das aulas e até correndo para separar meus documentos para matrícula. Além do sentimento de felicidade, porque, mesmo com as dificuldades, consegui manter o foco e passar nos cursos que queria”, disse Bruno, que optou pelo curso de Teatro.

A coordenadora do Programa Escolas do Novo Saber, Carla Beatriz Carvalho, reforçou a importância da modalidade de ensino para o Plano Estadual de Educação.

“O foco da Escola do Novo Saber, além da formação acadêmica de excelência, é que o estudante seja solidário e autônomo em todas as áreas da sua vida. A universidade e o mercado de trabalho são consequências do protagonismo do jovem na sua própria vida”, destacou a coordenadora.

Ensino Médio de Tempo Integral

Em 2017, o Governo do Estada do Amapá implantou o programa Escolas do Novo Saber (Tempo Integral), contando, hoje, com 23 unidades escolares nesse modelo de ensino. As escolas estão presentes em Macapá e outros 8 municípios do estado.

Para além das disciplinas da base curricular – como Língua Portuguesa, Matemática e Química – há aulas de projeto de vida, eletivas, orientação de estudos e práticas laboratoriais. O estudante permanece na escola em horário estendido, das 7h30 às 17h, com horário para almoço e dois intervalos para lanches. O aluno desenvolve habilidades necessárias para o mercado de trabalho, liderança e para a vida.