‘África-Brasil: Diálogos’ foi o tema de Live para alunos de Cariacica

Secretaria da Educação do ES

02.10.2020

O projeto Superando Desafios, do Centro Estadual de Ensino Fundamental de Tempo Integral (CEEFTI) Presidente Castelo Branco, em Cariacica, promoveu um debate com o tema “África-Brasil: Diálogos”. O evento, em formato on-line, aconteceu no último dia 11, por meio das Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs).

A ação, que abriu a transmissão, foi a exibição de um minidocumentário roteirizado e produzido pela disciplina de Pensamento Científico. Nele, os professores apresentaram aos estudantes um panorama geral do continente, contando um pouco sobre sua história, suas contribuições para o resto do mundo, suas contradições e como a África pensa seu futuro através de um movimento político-cultural chamado “afro-futurismo”. 

Os vínculos entre a América lusófona e a África também foram assunto no pequeno documentário: paralelos foram traçados sobre como cada continente sofreu com os processos colonizatórios e como a cultura de ambos carrega belezas, dilemas e anseios semelhantes.

Para assistir ao minidocumentário, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=l3bj_mHho8U

O projeto “África: Sonoridade & Ritmo”, que integra a disciplina eletiva “Cantando e aprendendo”, ministrada pelos professores Rômulo Racanelli e Jorge Vianna, contou com uma apresentação oral e iconográfica para demonstrar aos estudantes a influência da musicalidade africana em inúmeros aspectos sociais como, por exemplo, na formação de gêneros e ritmos musicais, no desenvolvimento da fé e de práticas religiosas e nas expressões corporais e linguísticas. 

Por meio da apresentação de instrumentos musicais de origem africana, os professores foram apresentando a relevância da musicalidade no desenvolvimento histórico e cultural, tanto das sociedades africanas quanto da sociedade brasileira.

A programação contou ainda com uma entrevista com Deydson Garcia Rodrigues, que mora em Moçambique, na cidade de Quelimane. Casado e pai de duas lindas meninas, Garcia é psicólogo de formação e atua em diversos tipos de ações na África. Ele e sua esposa coordenam uma pequena escola, trabalham com projetos de criação e manutenção de poços de captação de água em sua comunidade e em comunidades do interior de Moçambique, além disso, atuam com projetos de agricultura familiar.

A disciplina de Práticas Experimentais de Matemática aproveitou o tema para demonstrar o papel da disciplina na melhoria da saúde e da qualidade de vida de famílias em diversas aldeias Moçambique, na África Subsaariana, através da perfuração de poços artesianos. Essa foi a solução encontrada pelos voluntários das diversas organizações humanitárias para suprir o abastecimento de água limpa nesses locais.

Os poços construídos são o principal ponto de coleta de água limpa para as comunidades adjacentes. A perfuração de poços na África Subsaariana se expandiu, ganhou força e continuidade por meio da colaboração de voluntários brasileiros. O objetivo é levar água limpa e em abundância às aldeias de Moçambique e levar mais qualidade de vida às comunidades atendidas.

Na entrevista, Deydson Garcia contou um pouco da adaptação cultural de sua família, dos problemas sociais e econômicos de Moçambique, bem como a situação da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) na região sul-africana.

Para assistir à entrevista, acesse: https://youtu.be/sy0WNy_tsuw?t=4140

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