Acre promove a primeira formação do programa Caminhos da Educação do Campo

Acre

24.02.2022

A Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE) promove a primeira formação do programa Caminhos da Educação do Campo: Ciclos de Aprendizagem, para o ano letivo 2022, durante o período de 22 a 25 de fevereiro, em formato online.

A solenidade de abertura foi realizada na manhã desta terça-feira, 22, e contou com a presença da secretária de Educação, Socorro Neri; da diretora de Ensino, Gleicicleia Gonçalves de Souza; e da chefe do Departamento de Educação do Campo, Maria de Nazaré Pereira Rodrigues.

O público-alvo são os profissionais dos núcleos de representação da SEE nos 21 municípios onde ocorre o programa, que, posteriormente, reaplicarão os conteúdos, com foco nas equipes gestoras, professores responsáveis e professores regentes.

“É a Secretaria de Educação garantindo aos municípios do estado do Acre a universalização da Educação Básica, com qualidade, para a população rural”, afirmou a chefe do Departamento de Educação do Campo, Maria de Nazaré Rodrigues.

A formação aborda a organização estrutural e pedagógica do programa Caminhos da Educação do Campo, que atende aos alunos do ensino fundamental, anos iniciais e finais, como também alunos do ensino médio das escolas de difícil acesso, localizadas na zona rural do estado, com formação de turmas multiseriadas.

Os materiais pedagógicos que foram construídos para a formação serão adaptados de acordo com a realidade de cada localidade e serão utilizados nos encontros presencias com os professores.

A qualificação presencial das equipes das escolas de Rio Branco ocorrerá nos dias  3, 4, 9 e 10 de março, na Escola José Ribamar Batista, localizada no bairro Aeroporto Velho. Nos demais municípios, será realizada nos dias 14, 15, 16, 17 e 18 de março. Cada município definirá seu local de formação.